MP quer cassar deputados do PR

O procurador Sidney Madruga vê motivos suficientes para a cassação dos parlamentares (Foto:Divulgação/PRE-RJ)

A Procuradoria Regional Eleitoral denunciou parlamentares e pastores por uso de igrejas em Duque de Caxias

O deputado federal Marcos Soares e o deputado estadual Filipe Soares, ambos do PR e mais três pastores da Igreja Internacional da Graça de Deus são réus em processo por abuso de poder econômico nas eleições de 2014. Os cinco foram denunciados em processo movido pela Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ). No recurso, que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o Ministério Público Eleitoral pede a cassação dos mandatos dos deputados e a inelegibilidade por oito anos. Segundo a PRE, a equipe de fiscalização eleitoral encontrou materiais com referências aos candidatos em três endereços da igreja. Em uma delas, havia cerca de cinco mil panfletos com imagens dos então candidatos e do missionário R. R. Soares, pai de Marcos e Filipe e um dos fundadores da seita.

“Qual a finalidade da guarda desse material em um templo que, em tese, é destinado à prática religiosa senão influenciar os fiéis a votar nos candidatos apoiados pelo fundador da congregação?”, argumenta o procurador regional eleitoral Sidney Madruga.

Os dois parlamentares e os três pastores já haviam sido condenados ao pagamento de multa por propaganda irregular, mas foram absolvidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) da acusação de abuso de poder econômico, que não considerou a extensão do material apreendido insuficiente para desequilibrar o pleito eleitoral. A rejeição da cassação dos mandatos levou a Procuradoria Regional Eleitoral a recorrer ao TSE.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.