Governo estadual dá início a mais de R$ 120 milhões em obras para reforma de conjuntos habitacionais

Uma questão de dignidade. Assim o governador Cláudio Castro definiu as obras de reforma nos conjuntos  Amarelinho, em Irajá; Fazenda Botafogo, em Acari; Dom Pedro I (Capitão Teixeira), em Realengo; e Senador Camará (Sapo), no bairro de mesmo nome. As ordens de início foram assinadas sábado (14) por Castro, pelo secretário de Infraestrutura e Obras (Seinfra), Rogério Brandi, e pelo presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), Ângelo Monteiro. Apenas nos quatro conjuntos estão sendo investidos R$66,9 milhões. 

A ação, que faz parte do Programa Casa da Gente, visa recuperar a autoestima dos moradores e resgatar o orgulho de morar nesses espaços. As intervenções têm por objetivo não apenas devolver aos prédios uma boa aparência, mas recuperar e impermeabilizar telhados, modernizar a rede elétrica e limpar caixas d’água e cisternas. Em alguns dos condomínios, há também questões pontuais de esgoto no térreo que serão solucionadas.

“Não é apenas uma pintura de prédio, como muitos fizeram no passado, mas o resgate da dignidade das famílias que construíram aqui a sua história de vida. Estamos tratando de reformas de verdade, que vão resolver problemas estruturais dos prédios, como as partes hidráulicas, elétricas e de esgoto. Com a retomada da capacidade de investimento do Estado, vamos cuidar do nosso maior bem, que é o povo. Assim como o acesso à alimentação, a moradia é muito importante e é por isso que vamos continuar investindo na recuperação destes lares”, frisou Cláudio Castro.

A determinação é que as empresas responsáveis pela realização das obras priorizem a contratação do máximo de trabalhadores das regiões contempladas pelo programa Casa da Gente, como forma de garantir renda aos moradores do conjunto ou do entorno e, ao mesmo tempo, movimentar a economia local. Para o secretário da Seinfra, Rogério Brandi, a participação de moradores na execução da obra faz com que haja um carinho ainda maior na execução do projeto.

“Sabemos da importância da moradia para as famílias e do carinho com que eles cuidam de seus lares. Então, a presença de moradores na reforma ajuda a ter um olhar ainda mais apurado nos detalhes, o que garante uma obra que vai trazer orgulho a todos nós. O Casa da Gente é um programa que veio para transformar de vez o conceito de habitabilidade em todo o Estado. “, afirmou Brandi.

Um dos pilares do maior programa habitacional do governo do estado, a reforma dos conjuntos com mais de dez anos de construção atende a demandas de vários condomínios. Por falta de manutenção ao longo dos anos, os prédios, muitos construídos nas décadas de 60 e 70, apresentam problemas nos telhados, que levam a infiltrações, e na rede elétrica, com necessidade de modernização do sistema.

(Com a Assessoria de Comunicação da Seinfra)


Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.