Estudantes de Direito que prestam atendimento comunitário são recebidos em visita técnica  à Câmara de Nova Iguaçu

A importância da representatividade política foi um tema muito debatido na visita técnica que os estudantes de Direito da Universidade Estácio de Sá, Campus Nova Iguaçu, fizeram na tarde de ontem (22), à Câmara de Vereadores. Alunos do Núcleo de Práticas Jurídicas, do 7º ao 10º período, que realizam atendimento gratuito, em média 90 por mês, à comunidade da Comarca da cidade, nas áreas civil, família e trabalho, todos são acompanhados pela coordenadora do Núcleo, Adriana Andrade e Sousa, e Rafael de Almeida Dourado, advogado orientador. Para Adriana, nada melhor do que conhecer a estrutura do Poder Legislativo em um ano de eleições, principalmente.

O grupo de 35 pessoas foi recebido pelo presidente da Câmara, Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina, pelo vereador Alexandre Rocha de Azeredo, Alexandre da Padaria, pelo procurador-chefe da Casa, João Bosco Filho, pelo assessor especial da presidência, Rafael Alvarez, pelo ouvidor Carlos Henrique, e pelo dr. Paulo Jordão, diretor legislativo. A função do vereador foi apresentada, com seu caráter legislador, fiscalizador, o representante dos anseios e necessidades da população. A estrutura administrativa e política-parlamentar da Câmara também fez parte das dissertações.

“O presidente do Poder Legislativo é como se fosse o prefeito da Câmara Municipal. Quero estimular que todos vocês entendam que só através da política conseguimos avançar para garantir cidadania para todos”, afirmou Dudu Reina. Ele incentivou a participação mais efetiva da universidade nos poderes, propondo ideias, questionando medidas. Incentivo também compartilhado por todos os servidores que fizeram parte da mesa.

Na parte reservada às perguntas, a maioria dos alunos quis saber o motivo de uma cidade com quase um milhão de habitantes, o caso de Nova Iguaçu, só contar com 11 vereadores. Todos os palestrantes concordaram que o número, de fato, é pouco para garantir uma representatividade mais efetiva e presente, e que já existe discussão para o aumento de cadeiras na próxima legislatura.

 A coordenadora Adriana ficou feliz em saber que seus alunos fizeram história nesta visita, pois foram os primeiros estudantes de curso superior a realizarem este tipo de atividade. “Hoje foi um dia de ouvir boas notícias. A Câmara vai realizar concurso público este ano ainda, o projeto Câmara Itinerante vai levar as sessões para os bairros, entre outras. Quero estreitar nossos laços. Muito obrigada por nos receber tão bem”, afirmou ela.  

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.