Imunização contra febre amarela será ampliada na Serra

A campanha vai ser intensificada em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo

O secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr (foto),  decidiu reforçar as ações de prevenção à febre amarela na Região Serrana, ampliando a vacinação para os municípios de Petrópolis, Teresóplis e Nova Friburgo já a partir desta segunda-feira, dando continuidade à estratégia de priorizar os municípios mais vulneráveis. Os três municípios já integram a lista de prioritários indicados, com base na avaliação do cenário epidemiológico no estado e no país, principalmente, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. As  orientações estão sendo passadas às secretarias municipais de Saúde, diante da confirmação da morte de um macaco por febre amarela em Petrópolis.

“Iniciamos a vacinação preventiva em Petrópolis no dia 18 de março. Em conjunto com os municípios, estamos conseguindo nos antecipar e adotar medidas preventivas, com base na evolução do cenário epidemiológico, acompanhado de forma constante pelas equipes de vigilância. Graças ao trabalho que já vem sendo desenvolvido, as áreas rurais da cidade e do seu entorno já contam com boa cobertura vacinal. O momento é de reforçar as ações e intensificar a prevenção. Contamos com a população para que todos compareçam aos postos para se vacinar”,  explica o secretário.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em Petrópolis está adotando o protocolo de bloqueio para controle do vetor no bairro onde houve a confirmação de circulação do vírus. Técnicos da SES estiveram no município na semana passada para avaliação do cenário, em apoio a Vigilância municipal.

“Sabemos que o mosquito que está transmitindo a febre amarela é o vetor silvestre, que vive nas matas e regiões rurais. Portanto, é fundamental que as equipes de vigilância dos municípios de mantenham atentas a possíveis casos. Estamos em um período de baixa circulação do mosquito e ainda assim, é preciso que a população não deixe de se vacinar “, completa o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Mario Sergio Ribeiro.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.