Prefeitura anuncia novo projeto de iluminação pública, mas não revela quanto vai pagar pelo serviço
Desde o início do primeiro mandato do prefeito Anderson Alexandre (janeiro de 2013) que os processos licitatórios têm sido tratados como segredos de estado em Silva Jardim. Tanto é assim que existem inquéritos e ações judiciais sobre supostas irregularidades nas licitações e, ao que parece, a vigilância do Ministério Público não despertou no governo a necessidade de ser mais transparente em seus atos, sobre tudo em relação aos gastos da municipalidade. É que na semana passada o prefeito anunciou o projeto Mais Luz que, segundo ele, vai acabar com a escuridão nas ruas da cidade. Entretanto, apesar de a empresa Mais Luz Engenharia já estar operando, não há Portal da Transparência do município informação sobre sua contratação, nota de empenho a seu favor e muito menos dados sobre a licitação para esse serviço.
Sediada em São Gonçalo, segundo consta no cadastro junto ao Ministério da Fazenda, a empresa que empresta o nome ao projeto foi aberta no dia 10 de abril de 2014 e o Mais Luz-Silva Jardim foi lançado no dia 19 deste mês na Câmara de Vereadores. Segundo o prefeito, vai atender a todos os bairros. “Aproveito a oportunidade para agradecer a paciência da população nos últimos meses em relação aos problemas que tivemos com iluminação pública. Toda vez que via algum poste apagado ficava chateado e cobrava uma solução da equipe de governo, que devido à morosidade para realização da licitação, além de outros problemas alheios a administração municipal, só agora concluímos o processo e teremos um serviço moderno, com lâmpadas de led, dando maior segurança a nossa população” , discursou o prefeito sem falar em custo.
Representando a empresa no lançamento, Paulo Roberto de Souza Cruz deu prazo de 90 dias para resolver “todos os problemas de lâmpadas danificadas na cidade” . Ele disse ainda que o município têm 2.755 pontos de iluminação pública e a que a previsão é de que “em até 36 meses todos os pontos sejam substituídos por lâmpadas de leds” .
Segundo o representante da Mais Luz Engenharia, o município consome atualmente 475.300 watts com iluminação pública e que com a troca das lâmpadas em três anos o consumo de energia venha ser sido reduzido em 88%. Porém a Prefeitura não deixa claro o quanto o projeto vai custar aos cofres públicos, já que não disponibiliza as informações sobre esse e vários outros contratos, como determina a lei da transparência.
Matérias relacionadas:
Compras da Saúde são “segredos de estado” em Silva Jardim
Silva Jardim tem gestão marcada por escândalos
Caixa-preta esconde as contas de Silva Jardim
Prefeito de Silva Jardim precisa explicar origem de remédios