OS faz esclarecimento sobre contrato sem licitação suspenso por decisão da Justiça em Angra dos Reis

Em relação a matéria “MP aponta emergencial fraudada em Angra dos Reis e Justiça suspende contrato de R$ 18,9 milhões firmado com OS”, veiculada nesta segunda-feira pelo elizeupires.com, a organização social Instituto de Desenvolvimento Institucional e Ação Social (Ideias), que teve o contrato de gestão do Hospital e Maternidade de Angra dos Reis suspenso por decisão judicial, encaminhou nota de esclarecimento, na qual diz que não há parâmetros de comparação entre o tipo de serviço prestado por ela e a qualidade do atendimento oferecido pela antiga gestora, a Santa Casa de Misericórdia.

Nota oficial – “É de conhecimento público a situação de emergência que Angra dos Reis viveu há pouco mais de um ano na sua maternidade e os casos de mortalidade materno-infantil, violência obstétrica e outros problemas que repercutiram na grande mídia e que foram objeto de contestação do próprio MP, naquela ocasião.

Foi isso o que levou a prefeitura a fazer a substituição, de forma emergencial,  da Santa Casa pelo Instituto Ideias, uma OS com mais de 20 anos de experiência em Saúde e que já vinha realizando um trabalho de excelência no combate à covid-19 no Hospital Filantrópico daquele município.

Não há parâmetros de comparação entre o tipo de serviço prestado e a qualidade do atendimento oferecido pela Santa Casa e o Instituto Ideias. A Santa Casa era remunerada por procedimento, através de tabela SUS, e não fornecia sequer jalecos para equipes (proibido pela Anvisa devido ao risco de contaminação hospitalar enquanto o contrato atual tem a gestão integral da unidade, em conformidade com a legislação.

Ademais, há uma nova licitação em curso desde o dia 30 de março.

A decisão de autorizar apenas o pagamento de salários  e encargos prejudica o funcionamento do hospital, já que existem outros serviços, como limpeza, alimentação e laboratório. A medida inviabiliza, inclusive, compras de insumos básicos, como oxigênio e medicamentos.

A população é a maior testemunha da melhoria dos serviços na maternidade e o Ideias está pronto para esclarecer qualquer dúvida das autoridades competentes.

Foi isso o que levou a Prefeitura a fazer a substituição, de forma emergencial,  da Santa Casa pelo Instituto Ideias, uma OS com mais de 20 anos de experiência em Saúde e que já vinha realizando um trabalho de excelência no combate à Covid-19 no Hospital Filantrópico daquele município.”

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.