São Gonçalo, Araruama, Cabo Frio e Angra dos Reis completam a lista dos municípios com mais incidência de ligações irregulares
● Elizeu Pires
Depois de realizar mais 320 mil inspeções na rede elétrica de sua área de concessão, a Enel Rio divulgou o “ranking dos gatos”, citando os municípios com os maiores índices de furto de energia no ano de 2023, e Magé, na Baixada Fluminense, lidera a lista com quase 56 mil ocorrências e índice de 41,6% de perdas de energia.
Em segundo lugar vem São Gonçalo, município com universo populacional quase quatro vezes maior, com 35 mil incidências e 38,4% de perdas. Depois vem as cidades de Araruama (mais de 5 mil registros, 29%) Cabo Frio (4 mil flagrantes, 24,3%) e Angra dos Reis, com 11 mil registros, 23%).
Segundo os dados divulgados pela empresa, de toda energia distribuída pela companhia na sua área de concessão, cerca de 25% se perderam – a maior parte devido ao furto de energia, também conhecido como “gato”.
A empresa distribui energia elétrica para 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, o equivalente a 73% do território fluminense, é a campeã em reclamações dos consumidores, “título” que vem ostentando há anos.
As maiores queixas se devem às constantes quedas de energia que causam prejuízos aos consumidores, interrupção no fornecimento e demora do atendimento à população afetada pelos maus serviços.
*O espaço está aberto para manifestação da empresa