● Elizeu Pires
Ao que parece o prefeito de Três Rios, cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, levou mais de três anos para perceber a incapacidade de sua equipe de governo em aprimorar a administração municipal, com vistas à elaboração do planejamento e plano estratégico do município.
Pelo menos é o que sugere o fato de Joacir Barbaglio Pereira, o Joa (foto), já em fim de mandato, recorrer a uma consultoria externa, determinado a contratação de uma empresa para isso, a Lumina Consultoria e Facilities, que participou sozinha do Pregão 013, concluído no dia 27 de março, e pode faturar até R$ 3,5 milhão por 12 meses de prestação de serviços.
A incapacidade da gestão comandada por João é citada, inclusive, como justificativa para o contrato: “ante ao exposto, justifica-se a presente contratação na necessidade premente de dotar a administração pública do município de Três Rios de capacidade técnica para implementação de um plano de futuro que alinhe estratégias consentâneas aos interesses dos munícipes”, urgência que o prefeito da cidade levou quase que um mandato inteiro para constatar.
De acordo com o edital que sustentou o processo licitatório, o objeto contratado compreende “execução de serviços técnicos especializados, de caráter subsidiário e contínuo, em atividades meio para o assessoramento multidisciplinar em gestão pública nas áreas afetas ao planejamento estratégico, escrituração de projetos”, incluindo “operacionalização e acompanhamento técnico especializado para desenvolvimento e acompanhamento de planejamento estratégico”.
De limpeza a controle de pragas – Criada em agosto de 2017, a Lumina, pelo que está em seu cadastro junto à Receita Federal, é uma empresa do tipo fazemos de quase tudo. Sua principal atividade econômica é descrita de forma confusa, “outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente”, mas em sua longa lista tem serviços de encadernação e plastificação, vigilância e segurança privada, limpeza em prédios e até imunização e controle de pragas.
Com o nome fantasia Lumina Solutions, a empresa tem como sócia administradora Nathália Moutinho Titonel, que até 2021 ocupava o cargo subsecretaria de Comércio, Serviços e Ambiente de Negócio, na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, com identificação funcional nº 5108483-0.
*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Três Rios e da empresa citada na matéria
Matérias relacionadas:
Tribunal de Contas aponta sobrepreço de quase R$ 5 milhões em licitação da Prefeitura de Três Rios