Durante a comemoração de mais um aniversário da Indústria de Arames Paracambi, completados no último sábado (25), os funcionários da empresa homenagearam o ex-deputado estadual e ex-prefeito da cidade, André Ceciliano, pela luta para manter a empresa aberta.
Em 1999, a empresa estava prestes a completar 50 anos de existência e teve sua falência decretada devido a dívida com alguns credores, André Ceciliano, à época em seu primeiro mandato como deputado estadual, foi o responsável pela reversão da falência da empresa. “Ficamos 24 dias parados e o André foi a pessoa que abraçou a causa conosco, então o apoio dele foi fundamental, porque ele movimentou a parte política e, com essa movimentação, conseguimos reverter a falência. Foi a primeira falência a ser revertida no Brasil, coisa que isso não poderia ser feito. Então ele, para nós, representa um amigo, um pai de todos esses empregos que foram mantidos”, relatou a diretora da empresa, Celeste Esteves de Paiva, que ocupa o cargo há 54 anos.
Muito emocionado, André Ceciliano reforçou que, na época, não existia uma Lei de falências, ou seja, a empresa que tinha sua falência decretada não voltava a atuar no mercado, era irreversível. Foi o primeiro caso no Brasil de uma reversão de falência. “Muita felicidade em rever amigos e ver a gratidão da direção da empresa e dos funcionários. Todo mundo que pode fazer algo por alguém tem que fazer, logicamente quem tem condições, e aqui foi um trabalho coletivo, foi mais do que fazer pra uma ou duas pessoas, foram mais de 80 pessoas que ficaram sem seus empregos aqui por 24 dias”, lembrou.
Há 44 anos na empresa, o supervisor de manutenção Guaraci Antônio Leite Filho (o popular Cica), de 64 anos, destacou que a fábrica é uma das empresas mais antigas em atividade na cidade. “A minha vida está aqui, e eu agradeço a Deus, aqui não somos empregados, somos uma família Paracambi, agradeço muito a Deus e a André Ceciliano”, disse o funcionário.
Lohana Leite, 28 anos, filha de Guaraci, destacou a importância da Industria de Arames Paracambi, que cresceu e conquistou novos mercados. “Essa fábrica é muito importante porque ela gera muito emprego, ela faz girar a economia da cidade, porque são várias empresas aqui dentro, tem a BioBike, a Fixartes a indústria de arames, gera muito emprego e ajuda muitas famílias além da minha”, destacou.