Saquarema: Redes sociais são usadas para pedir a retomada de programa socioeducacional que atendia mais de 7 mil alunos

● Elizeu Pires

No programa alunos do 2° ao 9° ano tinham cursos nas áreas de robótica, programação, criatividade digital, estúdio youtuber, xadrez e música, além de inglês, dança (ballet, hip-hop e jazz) e esportes (jiu-jitsu, karatê e circuito funcional) – Foto: Reprodução

“Temos quase uma família lá. É a nossa segunda casa”; “o Conexão do Futuro não pode acabar”; “no Conexão eu fiz balé, karatê, robótica, inglês”; “o Conexão mudou minha vida”.

Mensagens semelhantes a essas têm tomado conta das redes sociais desde que o Conexão do Futuro – programa através do qual a Prefeitura oferecia aulas gratuitas de contraturno escolar para crianças e adolescentes, além de alimentação saudável e assistência psicológica, práticas esportivas e balé -, foi suspenso. Ecoam como pedido de socorro de mães e crianças assistidas por um projeto que vinha atendendo mais de 7 mil estudantes da rede regular de ensino e está parado há seis meses.

“O Conexão do Futuro é um projeto lindo e não pode acabar! Como é gratificante ver o sorriso dessas crianças. São felizes porque eles gostam do que fazem, e acabando esse projeto é o mesmo que acabar com o sonho das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Hoje essas crianças já não ficam mais nas ruas, porque têm um lugar que são acolhidos com muito carinho e ainda aprendem.” Esse recado foi deixado no Instagram dias antes de a paralisação do programa ser anunciado.

“Sempre trazendo novas oportunidades e aprendizados. Conexão fez e faz muito bem ao meu filho. Só agradecer a essa grande equipe, e torcer para que os cursos fiquem completos o mais breve possível.” Esse foi postado depois da paralisação, e tanto esse como os demais mostram a importância de um projeto que está dependendo de um pente fino do Tribunal de Contas para voltar a funcionar.

Educação turbinada – Sob gestão do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação (IDPI), o Conexão do Futuro funcionou até março de 2024. Foi suspenso por conta da retenção dos pagamentos pela Prefeitura por recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), para que fossem feitos alguns ajustes no contrato

A decisão da Corte de Contas, entretanto, se referia somente ao repasse do mês de maio, justamente para não gerar paralisação das atividades do programa, mas a Prefeitura não fez o último repasse trimestral em atraso, e com a falta de pagamento vieram interrupção das aulas e a demissão de mais de 200 funcionários do programa desde o dia 3 de junho.

Mais que desenvolver um trabalho socioeducacional, o programa turbinou a educação no município, pois com o trabalho desenvolvido por meio do Conexão do Futuro, Saquarema conquistou a 7ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2023, um avanço e tanto, pois em 2021, antes de o programa ser implementado, a cidade estava em 41º lugar.

Recado de mãe – No Instagram também  são encontrados recados de mães que viam no programa a grande oportunidade para suas crianças: “Eu tenho dois filhos, e eles faziam atividades no Conexão do futuro. Faziam robótica, karatê, jiu-jitsu, teclado, violão, inglês. Eles amavam, e eu mais ainda por ter a possibilidade de vê-los fazendo atividades que agregam a vida deles. Desde o término da Conexão eles perderam a motivação. Vejo eles ociosos, só no celular, e isso me entristece muito, pois eles perderam a oportunidade de ter um currículo rico de conhecimento.

Foi tirado deles, e de outras crianças a oportunidade de vivenciar coisas que talvez seus pais com poucos recursos não possam proporcionar. Eu como mãe, gostaria muito de que esse projeto retornasse, para que nossos filhos possam ter o conhecimento novamente. Possam exercitar sua mente e não viver só em função de celular. Com certeza muitas crianças ficaram piores no rendimento escolar, porque o Conexão além de fornecer cursos, ainda dava reforço escolar para quem estivesse precisando, era uma parceria com as escolas.

Agora as crianças ficam em casa com tempo ocioso, no celular. Frustrante para um pai ou uma mãe ver seu filho sem o brilho da nos olhos que ele tinha todos os dias que acordavam para ir pro conexão. Espero de coração que o projeto retorne brevemente, para nossos filhos tenham a oportunidade de aprender cada vez mais.”

A mãe de três crianças atendidas em um dos polos do projeto tem opinião idêntica: “Sou mãe de 3 alunos do polo Sampaio Corrêa. Meus filhos estão sentindo muita falta. No início da paralisação do Conexão eles sentiram muita falta e é claro ainda sentem. Queremos muito o Conexão de volta. E eu também, como mãe, vendo a falta que o Conexão faz pro meus filhos espero muito que volte”.

*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Saquarema

Matérias relacionadas:

Saquarema: Mães de crianças assistidas pelo Conexão do Futuro torcem pela reativação do projeto, visto por elas como uma fábrica de esperança

Suspensão de repasses paralisa programa que revolucionou o ensino em Saquarema: Conexão do Futuro aguarda verba para retomar atividades

Saquarema: Projeto que elevou o Ideb da educação do município agrada até opositores, e mais de 7 mil alunos aguardam pelo Conexão do Futuro

Comentários:

  1. Realmente o projeto não precisava parar, apenas os escandalosos esquemas de corrupção que estavam ali embutidos.
    350 milhões de reais por ano é mais que o orçamento de muitos municípios brasileiros a fora. O roubo estava escancarado. Sem menor pudor. As denúncias da rede Globo expuseram tudo com riqueza de detalhes. UMA VERGONHA!

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.