Governador autoriza início das obras de revitalização da rodoviária de Belford Roxo, com investimento de R$ 82 milhões

A revitalização das estações e do entorno vai contribuir para a qualidade de vida dos mais de 2 mil passageiros que usam os modais diariamente – Foto: Carlos Magno

O governador Cláudio Castro autorizou, nesta sexta-feira (28), o início das obras de revitalização da rodoviária de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O investimento de R$ 82 milhões do Governo do Estado tem o objetivo de criar uma estrutura favorável para a integração entre os ônibus e a malha ferroviária. A revitalização das estações e do entorno vai contribuir para a qualidade de vida dos mais de 2 mil passageiros que usam os modais diariamente.

“A reforma da área em volta da estação incentiva a construção de espaços comerciais para atender tanto os passageiros, quanto os moradores, e isso é muito importante para fortalecer a economia local. Essa obra foi possível também pela parceria entre o Executivo e o Legislativo municipal, e agora os frutos dessa parceria serão colhidos pelo povo de Belford Roxo”, destacou o governador.

Executada por meio da Secretaria de Estado de Transportes, a intervenção faz parte do projeto conhecido como TOD (Desenvolvimento Orientado pelo Transporte), que vai promover uma melhor integração do transporte público com o desenvolvimento urbano local e uma mobilidade mais sustentável e fluida. As obras serão finalizadas em até 18 meses.

O escopo do projeto contempla a demolição parcial da estação ferroviária. A área de intervenção se estende além da estação, abrangendo um raio de 1 km. O projeto também inclui drenagem, pavimentação, urbanização e instalação de iluminação pública, focando na melhoria da funcionalidade e da acessibilidade e buscando o aumento do fluxo de mobilidade na região.

O prefeito do município de Belford Roxo, Márcio Canella, elogiou a iniciativa e enfatizou que a nova infraestrutura também vai otimizar o fluxo de pessoas e ampliar a área de influência da estação.

“É uma obra histórica para a Baixada Fluminense e para a nossa cidade. Nosso objetivo é beneficiar os usuários de transportes públicos da região, os pedestres e ciclistas. Daqui saem ônibus em direção a Mesquita, São João de Meriti e Nova Iguaçu. Todo o entorno vai melhorar”, disse.