Prefeitura de Rio Bonito apura possível fraude com empréstimos consignados: parcelas teriam sido descontadas, mas não repassadas

● Elizeu Pires

Servidores efetivos da Prefeitura de Rio Bonito podem ter sido vítimas de uma fraude que levaram vários deles terem o nome negativado junto ao Serasa.

A suspeita é de que parcelas descontadas nos salários para pagamento de empréstimos consignados não teriam sido repassadas a instituições financeiras como os banco Santander, BMG e Caixa Econômica Federal. Por conta disso foi formada uma comissão de sindicância para apurar os fatos. De acordo coma a administração municipal, a dívida relativa aos valores descontados e não repassado aos bancos somaria mais de R$ 4 milhões.

Os servidores não imaginavam que estavam em débito com os bancos, pois todos os meses os valores das parcelas eram descontados de seus vencimentos. Estima-se que mais de mil funcionários tenham sido prejudicados.

O esquema foi descoberto pela Secretaria Municipal de Administração logo no início da atual gestão, e a sindicância visa apontar os responsáveis pelo não repasse das parcelas descontadas, que poderão ser demitidos a partir de um processo administrativo disciplinar.