Japeri sedia o Congresso “Conhecer” com cinco dias de programação voltada à formação de educadores da Região Metropolitana  

Divulgação/Instituto Conhecer

Foi aberta ontem (4), a segunda edição do Congresso Conhecer Região Metropolitana, um dos maiores encontros formativos da área da Educação. Com programação prevista até sexta-feira (8), o evento está sendo realizado no Espaço Kairós, no bairro Nova Belém, reunindo mais de 800 profissionais da Educação de Japeri e municípios vizinhos.

A abertura do evento contou com a participação da secretária municipal de Educação de Japeri, Caroline Ontiveros, e do subsecretário Renan Schiavo. Na ocasião, a secretária destacou a importância do congresso como espaço de escuta e devolutiva às demandas das escolas. “A importância desse congresso é justamente a troca de experiência com nossos profissionais, porque todo o congresso foi planejado de acordo com as demandas que a gente recebe das escolas para a Secretaria de Educação. Eu estou muito feliz, porque é o segundo ano desse projeto, e essa troca é muito gratificante para todos nós”, afirmou.

Os cinco dias de programação incluem palestras, oficinas e rodas de conversa com especialistas de renome nacional, abordando temas como educação inclusiva, práticas pedagógicas, comunicação alternativa, autismo, gestão e muito mais.

O presidente do Instituto Conhecer, Vicente Falcão, celebrou o retorno ao município. “A edição do ano passado foi um sucesso na satisfação do público. Japeri nos recebeu de braços abertos e nos deixou com vontade de voltar. Nosso objetivo é oferecer acolhimento e formação de qualidade onde os profissionais estão. É isso que estamos fazendo aqui”, afirmou.

O Instituto Conhecer realiza congressos, cursos, formações e treinamentos nas áreas de Educação, Pedagogia, Coaching e Gestão, atuando em oito estados brasileiros. “A gente quer continuar trazendo o grande diferencial para Japeri. Damos todos os suportes e apoio e continuaremos trabalhando para o melhor desses profissionais”, completou Falcão.

Palestras e aprendizados –  A primeira palestra do dia foi ministrada pela fonoaudióloga Quézia Miranda, que possui mais de 8 anos de experiência na área dos transtornos do neurodesenvolvimento. Ela falou sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), apresentando estratégias práticas para auxiliar na inclusão de crianças com dificuldades de comunicação. “A comunicação é um direito de todos, e quando oferecemos recursos de CAA, estamos garantindo esse direito de maneira acessível, acolhedora e eficaz”, destacou Quézia.

Em seguida, foi a vez do mestre e doutor em Educação Fábio Oliveira, que também é especialista em inclusão. Com uma palestra voltada à importância do acolhimento de crianças com deficiências, Fábio abordou as formas práticas de atuação dos professores em sala de aula. “Esse tema é muito essencial porque impacta diretamente no aprendizado da criança, e o professor saber como lidar e o que fazer é de extrema importância. Foi uma experiência incrível esse primeiro dia, principalmente pela participação de todos”, disse.

A professora Sandra Cerqueira, que atua há mais de 15 anos na educação infantil, participou do congresso e compartilhou sua percepção sobre o encontro. “É um momento de troca de conhecimento e muito aprendizado. Esse congresso é muito rico, e o município está nos promovendo uma grande oportunidade para que possamos potencializar ainda mais a nossa prática pedagógica”, afirmou.