
Classificada para a Etapa Regional do Prêmio Magda Soares – da qual participam 10 municípios –, a professora Naíla do Nascimento Amorim, lotada na Escola Municipal José Pinto Teixeira, estará representando a Educação de Belford Roxo nesta quinta-feira (25), na final, que acontecerá na Unigranrio, em Duque de Caxias. Naíla alcançou 95 pontos na categoria Clase 1- Alfabetização, com o trabalho “Vamos Brincar de Ler”.
Lecionando em dois turnos para 44 alunos do primeiro ano, Naíla explica que sentia a necessidade de ver as crianças alfabetizadas no tempo pré-determinado. “Conheço casos de crianças que chegam ao quarto ano sem saber escrever o próprio nome”, contou a professora, explicando que o ‘Vamos Brincar de Ler’ é uma proposta de alfabetização desenvolvida nas turmas 101 e 102, do 1° ano de escolaridade da Escola Municipal José Pinto Teixeira.
A proposta, pontua a educadora, consiste no desenvolvimento de atividades práticas, envolvendo jogos e dinâmicas que atraem a atenção dos alunos que “brincam” de ler todos os dias. “Utilizo jogos, músicas, fonética, joguinhos e contação de histórias. Temos crianças que já sabem escrever o próprio nome todo e outras que sabem ler e escrever. O bom é que eles (alunos) se ajudam e avançaram muito na leitura. Independente do resultado do prêmio, já me sinto recompensada em poder mudar a vida dos alunos”, conclui, destacando dois exemplos de sucesso, os alunos Erick Alves e Alycia Salete, ambos de 7 anos.
“Eu faço dever, brinco e sei ler. Essa semana contei a história chamada Eu te disse”, resumiu Erick. “Eu já leio para a minha mãe e para a vó”, vibrou Alycia.
“Chegamos ao final do 1° semestre já com alunos lendo palavras, frases e até pequenos textos. Os livros de literatura são outros recursos bastante explorados em sala de aula, estimulando a imaginação através das histórias infantis”, finaliza a professora.