Nova Iguaçu vai armar parte dos agentes da Guarda Municipal

Corporação vai ter inicialmente 200 integrantes

Rogério pretende liberar o edital ainda este ano – Foto: Estúdio B

Criada em agosto deste ano através de projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, a Guarda Municipal de Nova Iguaçu ainda nem saiu do papel, mas já há uma certeza: parte dos agentes a serem contratados através de concurso público vai atuar armada. A informação é do prefeito Rogério Lisboa, que pretende contratar 200 guardas de imediato e preparar 50 deles para atuarem portando arma de fogo. “Vamos expor os agentes a um treinamento rigoroso, preparando eles para ajudar na segurança”, afirmou.

De acordo com a lei que cria a instituição, a GM poderá ter até 400 agentes, o que não significa dizer que a Prefeitura vá fazer o concurso para preencher todas as vagas de uma vez. Do total definido para o efetivo, 15% das vagas serão para mulheres.

O projeto de lei de criação da Guarda Municipal foi encaminhado em regime de urgência no dia 20 de agosto, e os vereadores aproveitaram para aprovar também o uso de armas, o que poderá ser autorizado ou não pelo prefeito, já que o dispositivo federal sobre as armas de fogo para as GMs é facultativo e não impositivo, mas Rogério Lisboa confirma que parte dos agentes vai realmente trabalhar com armas.

O salário inicial dos agentes será de R$ 1.651,95 e o edital com as regras do concurso público vai ser divulgado ainda este ano.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.