Condecoração é dedicado a escritores que realizaram obras relevantes no meio literário
A Baixada Fluminense vai presenciar um momento inédito em toda sua história. Isso porque, mais de 40 escritores de diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro vão receber neste sábado (19) o prêmio ‘Editora Litere-se 2019’. A cerimônia, que vai condecorar aqueles que produzem e promovem a cultura na região, será realizada no Hotel Mercure, em Nova Iguaçu, a partir das 19h. Além da honraria, a noite será marcada por lançamentos dos livros “Mulheres das Letras”, “Veias da Baixada” e “Soul Escritor”.
Com direito a autógrafo e muito destaque, os escritores terão uma noite inesquecível ao lado de seus familiares e amigos. Durante a cerimônia cada escritor será lembrado pelas suas realizações, promoções de eventos e publicações de suas obras autorais. A iniciativa criada pela editora Litere-se, foi pensada para homenagear escritores iniciantes e profissionais, sem distinções de suas categorias literárias.
A ideia, segundo a editora chefe, Perla de Castro é promover um movimento de resistência pela literatura brasileira. “Pretendemos realizar essas premiações uma vez por ano. Queremos com isso ajudar os escritores em suas carreiras e, até mesmo aqueles que nunca ganharam um prêmio literário”, contou
O evento também será marcado pelo lançamento do livro ‘Veia das Baixada’ – que reúne 19 escritores dos 13 municípios que compõem a região. A obra deixa um legado da produção literária na Baixada e a leitura urgente sobre nossa roda viva cultural. Já o livro Soul Escritor – que será lançado por 16 autores – é uma homenagem dedicada àqueles que traduzem os sentimentos em palavras.
Empoderamento – A literatura é um espaço majoritariamente masculino. No entanto, assim como em todas as outras esferas sociais, na literatura as mulheres também ocupam seu espaço cada vez mais. E é por isso que a editora dará destaque a essas personalidades tão importantes na literatura. Cerca de 38 autoras de várias regiões do Brasil vão lançar o ‘Mulheres das Letras’.
A obra, que traz as várias nuances do que é ser mulher, mostra que a as mulheres são capazes em suas produções literárias. Românticas, alegres e reflexivas são palavras que vão com toda certeza tocar e emocionar os leitores. O livro é um verdadeiro espelho de toda alma feminina retratada em força, fé, amor e união.
Perla de Castro – que recebeu este ano o título de Comendadora de uma Associação de Líderes que se destacam no meio empresarial em que atuam (São Paulo) – afirma que o prêmio é um reconhecimento da figura feminina na literatura. “O Prêmio Mulheres das Letras foi criado para homenagear e enaltecer todas as escritoras, sem as rotular como iniciantes ou profissionais na produção literária, pois cada uma é escritora de sua própria história e merece ser exaltada em toda sua garra, luta e criatividade para sobreviver todos os dias”, disse a editora.