● Dr. Henrique Paes
É importante que todo cidadão e cidadã se interesse pela história da sua cidade e da sua região. É uma forma de incentivar e de fomentar o sentimento de pertencimento, de fortalecimento da autoestima e firmeza de identidade regional, prezando não só pelos valores históricos e culturais, mas sobretudo para entender o local onde se encontra inserido e a grandeza do que isso representa. Em especial, quando falamos da Baixada Fluminense, todas estas características são muito pertinentes. E este artigo é muito oportuno para tratarmos dos potenciais da região, ainda mais considerando que no próximo dia 30 de abril se comemora o Dia da Baixada Fluminense, instituído através da Lei nº 3.922, e que em maio completará 20 anos de promulgada.
A Baixada Fluminense é uma região localizada na Região Metropolitana do estado, situada no eixo Rio-São Paulo, composta por 13 cidades e abriga uma população, em números, superior às populações de muitos estados, chegando a 3,7 milhões de habitantes aproximadamente. Uma grandeza de dar orgulho, mas que nos leva a refletir sobre a necessidade de que seja bem representada, tanto no Congresso Nacional quanto na Assembleia Legislativa do Estado.
Sou cria da Baixada e o meu “cordão umbilical” ainda está ligado aonde está o meu coração. Nasci em Nova Iguaçu e a minha infância foi nas ruas do município. Sou um médico que dedica a mão de obra majoritariamente para o povo da região, além de ser um empresário que acredita na Baixada e investe nela. Tenho pela Baixada a memória afetiva da minha infância e um imenso patrimônio que chamo de amigos e amigas. Por essas e por outras razões que estão vinculadas a minha história, inevitavelmente não poderia deixar de vir aqui escrever este artigo.
Se tenho esse imenso orgulho de ter nascido na Baixada Fluminense, é por ele que sou movido para dizer que, enquanto puder, com todas as minhas forças, lutarei e estarei na linha de frente para ser um agente do seu desenvolvimento, assim como naquele longínquo dia 30 de abril de 1854, quando Irineu Evangelista de Sousa, mais conhecido em nossos livros de história como Barão de Mauá, trouxe o Imperador Pedro II para ver a inauguração da primeira Estrada de Ferro ligando o Porto de Mauá, conhecido à época como Estação de Guia de Pacobaíba, ao distrito de Fragoso, em Magé, na Baixada. E é por causa desse evento ocorrido no dia 30 de abril de 1854 que celebramos o Dia da Baixada. Viva a Baixada Fluminense e que o seu desenvolvimento, de forma figurada, volte a andar nos trilhos.
*Henrique Paes é médico e empresário
Belíssimas palavras Doutor ! 👏🏽👏🏽
Sou de Valença RJ, fica na divisa com minas gerais, a cidade aqui tá um lixo, cheia de Mato, mercado municipal um: projeto mal feito,lugar que precisa ser reformado. Descaso com o patrimônio público exceto quando o SESC RJ toma um patrimônio para algum projeto, governantes que não parecem ter responsabilidade com a aparência do município. Parece que estamos na roça, ajudar-nos governo estadual!