Novo estaria começando a ganhar cara de velho em Itatiaia

Figuras de um passado que a população gostaria de esquecer transitam ao redor do que se apresenta como renovação

Elizeu Pires

Embora tenha sido o candidato mais votado no município no dia 15 de novembro de 2020, o então prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, não está com essa bola toda em Itatiaia, no Sul Fluminense. Tanto é assim que muita gente está pulando do barco dele, que naufragou com as seguidas colisões com a rocha da Justiça, que lhe tiraram um terceiro mandato consecutivo, anulando uma votação de 44,37%. De acordo com alguns observadores locais, a embarcação procurada pelos ex-Dudus visando à eleição suplementar que vai acontecer em 11 de abril, é a do empresário Irineu Nogueira, que disputou a Prefeitura pelo PTB, ficou em segundo lugar, é pré-candidato ao novo pleito, e já teria abraçado alguns ex-Dudus, ex-Ypês e até ex-Alexandres.

Apontado na campanha de 2020 como o “novo”, o nome da “renovação”, Nogueira ganhou as ruas da cidade, seu nome cresceu e ele teve 29,52% dos votos válidos apurados. Com nova eleição marcada, Irineu se empolgou e vê grande possibilidade de vitória, mas alguns de seus seguidores temem que o palanque seja contaminado pela presença dos ex, o que ele ainda tem tempo de evitar.

Para tornar o caminho menos espinhoso ele já acolheu o terceiro colocado na eleição anulada, o secretário de Desenvolvimento Econômico da gestão do prefeito Luiz Carlos Ferreira Bastos, o Luiz Carlos do Ypê, que foi cassado por abuso de poder econômico na eleição de 2012, na qual fora reeleito. Denilson Sampaio foi candidato a prefeito pelo PSDB, teve 2.948 votos (16,05%) e é visto na cidade hoje como pré-candidato na vice numa chapa a ser encabeçada por Nogueira. Os aliados aplaudem a chegada de Sampaio, mas torcem o nariz para os outros.

Pelas regras definidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro marcou os partidos tem até o dia 4 de março para requerem o registro de seus candidatos, e até o momento ainda não se sabe ao certo qual será o nome que receberá o apoio do ex-prefeito Eduardo Guedes. Gente do grupo dele fala no prefeito interino Imberê Moreira e até em um vereador de primeiro mandato, o que parece não preocupar o grupo do pré-candidato Irineu Moreira que, esquecendo que um jogo só acaba quando termina inclusive o eleitoral, tem se deixado contaminar pelo desaconselhável já ganhou, ignorando que a euforia da eleição de 2020 foi traduzida em derrota.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.