Polêmica em Itatiaia: Interinidade de interino da Câmara na Prefeitura deverá parar na Justiça

Elizeu Pires

Em setembro de 2018 a Câmara de Vereadores do município de Mangaratiba, na Costa Verde fluminense, teve de fazer uma nova eleição para a mesa diretora, para que então o escolhido pudesse assumir o governo interinamente a Prefeitura. No dia 5 de setembro daquele ano o promotor de Justiça Alexey Kolouboff notificou o Poder Legislativo a convocar uma nova eleição para compor a mesa diretora, com o novo presidente assumindo a Prefeitura, uma vez que o prefeito interino Vitor Tenório fora afastado. Em vez de seguir a recomendação, o vereador Carlos Alberto Ferreira Graçano, que estava interinamente como presidente da Casa, se proclamou prefeito por decreto. Cinco dias depois teve de recuar e realizar a eleição. Foi escolhido, e ai sim pode ser governar até a vitória de Alan Campos, o Alan Bombeiro, nas urnas.

Vivendo situação semelhante de dupla interinidade, o município de Itatiaia, no Sul Fluminense, vai ter um segundo prefeito temporário. Imberê Moreira Alves, presidente da Câmara, assumiu o governo em janeiro e foi apeado do cargo na última terça-feira (8), por decisão da Justiça. Ontem (9), a juíza Carolina Dubois, da Vara Única local, determinou que o presidente interino Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho, (PSC), assuma a Prefeitura até que um novo governante seja escolhido em pleito suplementar a ser realizado em data ainda a ser marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

A determinação da magistrada pegou de surpresa alguns vereadores que já estariam prontos para escolherem um novo presidente, para que esse pudesse assumir como prefeito interino. No final da noite de ontem o elizeupires.com foi informado de que um recurso deverá ser impetrado, para que a Casa eleja uma nova formação para mesa diretora.

Matérias relacionadas:

Polêmica na sucessão em Itatiaia: Interinidade de interino da Câmara na Prefeitura deverá ir parar na Justiça

Vereador se declara prefeito por decreto em Mangaratiba

Câmara de Mangaratiba deverá eleger novo presidente para garantir substituição a prefeito interino foragido da Justiça

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.