● Elizeu Pires

“Em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã”. A frase dita pelo filósofo florentino Nicolau Maquiavel há mais de 500 anos, saiu do papel para a realidade mais cedo do que se esperava no município de Japeri, na Baixada Fluminense, com a exoneração do vice-prefeito Carlos Januário do cargo de secretário de Obras.
A portaria que – no dia 20 de agosto tirou – o vice de qualquer ação executiva da administração municipal, isolou Januário na política local, deu início a uma guerra contra o governo desencadeada por ele mesmo, com denúncias de supostas irregularidades e falta de transparência. Ocorre que enquanto esteve mantido no cargo pela prefeita Fernanda Ontiveros, o vice-prefeito não usava as redes sociais para denúncias, como passou a fazer desde que foi obrigado a deixar a secretaria.
De acordo com alguns nomes da política local, o hoje isolado vice-prefeito estaria correndo agora atrás do prejuízo, buscando alguma forma de sustentação para uma volta por cima, de preferência sentar na cadeira hoje ocupada por Fernanda.
O primeiro passo, dizem observadores mais atentos, seria formar um bloco na Câmara de Vereadores, o que teria se tornado mais difícil com a declaração de união feita na última sexta-feira (3) pela prefeita e o presidente da Casa, Walter Trajano.
*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria,