Eleição suplementar em Itatiaia: Por uma questão de sobrevivência política ex-prefeito da cidade precisa que um aliado vença a disputa

● Elizeu Pires

Eduardo Guedes perdeu todas as batalhas travadas contra a eleição suplementar. Se seu candidato for barrado nas urnas poderá não haver futuro político

Marcada para o próximo dia 13 de março, a eleição suplementar de Itatiaia terá muito mais coisa em jogo do que a escolha de prefeito e vice. Isso porque o pleito pode ser considerado a chance derradeira de sobrevivência política do ex- prefeito Eduardo Guedes, que acaba de sofrer novas derrotas no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Regional Eleitoral, através de manobras para tentar suspender o pleito e esticar a permanência do vereador Thiago Moreira, o Thiaguinho, considerado o “menino de ouro de Dudu.”

Derrotado nas duas cortes, já que o STF acaba de negar um recurso do ex-prefeito e o TRE manteve a eleição contrariando um pedido de suspensão feito por Thiaguinho em nome da Covid 19, a tábua de salvação política de Dudu teria agora novo nome e sobrenome: Bruno Diniz.

O vereador tem Dudu como um de seus principais patronos na corrida eleitoral, além de outros nomes conhecidos do grupo de Guedes, como o vereador Cristian de Carvalho e o ex- vereador Jair Balbino, o Jair Porquinho, que em novembro de 2019 chegou a ter os bens bloqueados em uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público, quando ele era presidente da Câmara Municipal.

Caso o rapaz obtenha êxito na disputa, Dudu possivelmente conseguirá um ‘balão de oxigênio’ para continuar respirando politicamente. Em caso de derrota de Bruno, Dudu não deverá conseguir um mandato para chamar de seu tão cedo, já que, longe do poder, o moço tende a acelerar seu processo de erosão política dos últimos anos.

Por falar em processo, a vida do político também não deverá ser fácil para ele no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), onde tramitam ações de improbidade administrativa e, inclusive, de compra de votos na eleição de 2020.

Com seu grupo político rachado e a iminência da população dar uma resposta urnas à privatização da água de do esgoto, que aconteceu à revelia dos moradores em dezembro do ano passado, é bom que Dudu coloque sua barba de molho e comece a se ambientar novamente com sua antiga função de inspetor de disciplina da prefeitura de Itatiaia, pois, pelo andar da carruagem, não está descartada um volta às origens por parte de Dudu.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.