Apontado como o pior gestor da Baixada, prefeito de Queimados, mesmo sem concorrer, será testado nas urnas este ano

● Elizeu Pires

Para vencer o confronto Glauco terá de garantir a Áureo votação superior a de Max Lemos

Há um ano e meio no cargo, o prefeito de Queimados, Glauco Kaizer (Solidariedade), já é apontado como o pior gestor da história do município, realidade confirmada por uma máquina administrativa emperrada e pela falta de realizações. Mesmo assim ele já assumiu o compromisso de ser o maior cabo eleitoral do deputado federal Áureo Lídio, missão que expõe Kaizer – ainda que indiretamente – ao teste nas urnas, uma tarefa vista como difícil até nas análises de aliados do governo.

Quem observa as movimentações políticas em Queimados diz que Áureo conta com muitos nomeados em cargos de confiança na Prefeitura, detendo, inclusive, o controle de algumas secretarias, o que o deixaria em situação confortável. Entretanto, os mesmos observadores apontam riscos, por causa da gestão ruim de seu cabo eleitoral.

“Será um confronto indireto, mas com peso de disputa direta com o ex-prefeito Max Lemos, que teve 11.686 votos na cidade para deputado estadual em 2018, contando com apoio da máquina, que naquele tempo funcionava. Se Áureo somar na cidade menos votos que Max, Glauco terá sido reprovado no teste”, diz um observador aliado de Kaizer, para quem Glauco será prefeito de um mandato só.

Max Lemos, ao que tudo indica, será adversário direto, porque deverá concorrer a deputado federal, mas a coisa pode ficar ainda mais difícil para o dono do Solidariedade no estado do Rio de Janeiro, pois tem ainda outro nome local, o ex-deputado Zaqueu Teixeira, e uma concorrente de fora, a deputada Daniela Carneiro, esposa do prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho. Em 2018 ela teve 1.072 em Queimados, mas tem gente apostando que consiga triplicar isso este ano.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.