STF mantém cassação de Valdevan Noventa

Parlamentar bolsonarista foi condenado por captação ilegal de recursos para a campanha de 2018

● Elizeu Pires

Membro da bancada evangélica, Valdevan Noventa foi condenado por compra de votos

O presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, ministro Kassio Nunes Marques, foi derrotado pela segunda vez esta semana. Nesta sexta-feira (10), por três votos a dois, foi mantida a cassação do mandado do deputado José Valdevan de Jesus, o Valdevan Noventa (PL-SE), que havia sido condenado por captação ilegal de recursos para a campanha de 2018. Kassio havia concedido uma liminar para manter Noventa no cargo, mas sua decisão foi derrubada hoje pelos ministros Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, que votaram pela manutenção da decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral em processo no qual o parlamentar bolsonarista fora condenado por abuso de poder econômico e compra de votos.

Na terça-feira (7), Kassio Nunes teve derrubada a liminar que dada em favor de outro bolsonarista, do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR), condenado por espalhar notícias falsas contra as urnas eletrônicas.

O outro voto favorável a Valdevan Noventa – que é membro da bancada evangélica – foi dado pelo ministro André Mendonça, que, como Kassio Nunes, foi nomeado para o STF pelo presidente Jair Bolsonaro.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.