● Elizeu Pires
A colega de profissão Berenice Seara não publicou nenhuma mentira em sua coluna. Agiu corretamente como sempre se faz no jornalismo profissional, checando-se os fatos antes de reportá-los.
Refiro-me ao disse-me-disse neste fim de semana em torno de uma imagem divulgada em rede social do próprio ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, na qual ele aparece abraçado ao ex-governador Sérgio Cabral, com a seguinte legenda: “tantos anos de injustiças”.
Com a repercussão negativa a imagem foi removida do perfil de Santa Cruz no Instagram, mas aí já era tarde, pois fora printada e devidamente guardada para ser usada caso seja necessário provar-se que a tal foto existe e realmente foi postada no perfil do doutor que sonhou ser governador do Rio um dia, mas jogou a toalha antes mesmo da batalha realmente começar.
Santa Cruz tem o direito de tomar vinho e falar sobre justiça e injustiça com quem bem entender. Só não pode é transformar a verdade em fake para tentar se livrar em uma situação constrangedora, e aí insinuar que um veículo sério está divulgando notícia falsa.
Nessa vacilaram Felipe e os que se apressaram em dizer ter sido a imagem “montada”, e a emenda, doutor, ficou pior que o soneto.