O nascimento da Câmara Municipal de Nova Iguaçu se confunde com o surgimento da cidade. Foi o primeiro poder constituído a se instalar e deu o pontapé inicial para o seu crescimento. E lá se vão 190 anos desde o início de toda esta trajetória, completados no último dia 29 de julho e celebrados nesta terça-feira (22).
Com quase 1 milhão de habitantes, Nova Iguaçu é considerada a cidade-mãe da Baixada Fluminense, terra de gente grande, trabalhadora, que empresta seu talento para fazer daqui um lugar cada vez melhor de viver. Hoje, dia 22 de agosto, foi dia de celebrar o Poder Legislativo iguaçuano.
“Com muita honra sou o presidente da Câmara Municipal. Esta casa de leis tem agido para dar dignidade e legislar para o bem da população de Nova Iguaçu. A união com o Poder Executivo tem permitido, cada um fazendo a sua parte, que o resultado seja positivo e a palavra avanço é a nossa bússola. Agradeço a cada um dos meus amigos vereadores, aos secretariados municipais, representantes de entidades e demais autoridades, presentes a esta sessão solene, e aos servidores, que vestem a camisa e oferecem sempre o seu melhor. Um agradecimento especial ao professor José Luiz Teixeira, do Instituto Geográfico de Nova Iguaçu, que nos brindou com uma bela aula de História esta manhã”, discursou o vereador Dudu Reina.
O Centro de Cultura da Câmara de Nova Iguaçu, sob a coordenação do jornalista Almeida dos Santos, irá, a partir de agora, desenvolver trabalhos e exposições que falem sobre a história da instituição.