● Elizeu Pires
Enquanto os membros da Câmara de Vereadores de Itatiaia fazem de conta que nada aconteceu, uma manifestação de repúdio foi apresentada na Alerj pelo deputado Filippe Poubel (PL) contra o prefeito daquela cidade, Irineu Nogueira (MDB), que foi preso em flagrante na última terça-feira (17) e autuado na 89ª Delegacia por injúria racial contra uma funcionária de uma padaria localizada no bairro Jalisco, no município de Resende.
“O repúdio é do parlamento em geral, não aceitamos racismo. Esse prefeito não tem condições de continuar no cargo, apresentem um pedido de impeachment”, sugeriu Poubel aos vereadores do município governado por Nogueira.
O prefeito passou a noite na Delegacia e foi liberado na tarde do dia seguinte, depois de obter um habeas corpus no Tribunal de Justiça. Ele vai responder ao processo em liberdade, mas terá de cumprir medidas, como não frequentar a mesma padaria nem se aproximar da vítima ou testemunhas, além de manter-se em casa em período noturno, fins de semana e feriados.
Matérias relacionadas:
Prefeito de Itatiaia é preso em flagrante por injúria racial
Prefeito de Itatiaia vai responder em liberdade por injúria racial