● Elizeu Pires
Babando o então presidente Jair Bolsonaro o tempo todo durante a campanha eleitoral de 2022, chegando ao ponto de dificultar os eventos pró Lula em Duque de Caxias, o ex-prefeito daquela cidade, o “evangélico” Washington Reis (MDB), agora rasteja, mostrando uma humildade que nunca teve.
É que ele quer impedir a todo custo que o Partido dos Trabalhadores se alie ao Partido Verde na cidade que ele pensa ser. Para tanto passou a babar agora o vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, buscando com isso atrair o apoio da legenda considerada inimiga pelos líderes evangélicos, em torno da candidatura de seu sobrinho, Netinho Reis, um desconhecido entre a população e o meio político.
No quintal da família Reis já é dado como certo de que a pré-candidatura do deputado Marcos Tavares não passou de um ensaio e que o PDT vai fazer o jogo do clã. Talvez seja por isso que os encontros entre os dois Washingtons têm se repetido, e, ao que tudo indica, Quaquá deverá impor ao diretório local do PT uma aliança com o MDB, ignorando dessa forma as ofensas proferidas Reis e os seus a Lula ao longo de 2022.