● Elizeu Pires
Os últimos dias foram de muitas discussões internas sobre a sucessão municipal no círculo do prefeito Rogério Lisboa (foto), que já tem seu escolhido para concorrer à sua sucessão e deverá anunciá-lo nos próximos dias. Ontem (1), por exemplo, o clima era de euforia no grupo de Lisboa, e o que se comemorava era a jogada de toalha do deputado estadual Filipinho Ravis, que, como o também membro da Alerj, Carlinhos BNH, teria sido convencido pelo comandante do PP, o federal Luiz Antônio Teixeira Junior, o Dr. Luizinho, a esperar por outro momento.
Chamado nos ambientes políticos de Nova Iguaçu de “Foguetinho”, Ravis deve sossegar o facho e seguir os conselhos dos mais experientes, pois, ao que parece, as rodadas de conversas da semana, serviram para alinhar os planos e unir lideranças, e a expectativa é de que naveguem no mesmo grupo o prefeito Rogério Lisboa e os deputados Dr. Luizinho, Juninho do Pneu, Filipinho Ravis e Carlinhos BNH, esse visto como um soldado leal a Luizinho.
Dr. Henrique – Mas tem adversários se preparando para o jogo, treinando 24 horas por dia e ainda fazendo horas extras em reuniões. Se o grupo de Rogério está animado, há um nome na lista de pré-candidatos a prefeito que estão rindo à toa.
Trata-se do médico e empresário Henrique Paes, o Dr. Henrique, que tem se mostrado muito empolgado com o resultado de uma pesquisa de intenção de votos, que surpreendeu há muitos.
Nome mais votado do PSDB para deputado federal, ele está sendo abanado pelos caciques estaduais do PSD e pretende disputar à vera, mas já foi alertado de que o grupo de Lisboa estaria trabalhando por fora para tentar lhe tirar a legenda, missão que tornou-se quase impossível, depois que o PP roeu a corda com o prefeito do Rio e decidiu lançar candidatura própria para concorrer contra Eduardo Paes.
Clébio Jacaré – Praticamente em pré-campanha desde o ano passado, o empresário Clébio Lopes Pereira, o Jacaré, está apostando que conseguirá ser o candidato do União Brasil em Nova Iguaçu, mas para isso acontecer a propagada federalização com o PP terá de ficar para as eleições de 2026.
Vestindo o verde da esperança ele tem dito que está tranquilo em relação a isso, pois teria duas legendas de reserva, para não dizer planos B e C.
Tuninho da Padaria – Chamado na cidade de “político sem voto”, Antônio de Araújo Ferreira, o Tuninho da Padaria, está esperando ser anunciado neste domingo (3), como o nome do PT para Nova Iguaçu. Ele joga suas fichas em Lindberg Farias, seu incentivador, acreditando ser o bastante.
Deve estar apostando na memória curta do povo, pois Farias largou o município atolado em dívidas, dezenas de obras paradas, deu calote no Hospital Iguassu que teve de fechar as portas e deixou um rombo de mais de R$ 400 milhões na previdência municipal.
*Matéria reeditada às 14h para acréscimo de informação