● Elizeu Pires
Uma decisão proferida ontem (28) pela juíza Neusa Regina Larsen de Alvarenga Leite, titular da 14ª Vara da Fazenda da Comarca da Capital, deixa o prefeito de Três Rios, Joacir Barbaglio Pereira, o Joa (foto), em má situação. Pré-canditato à reeleição, ele está na lista dos inelegíveis do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e, prevalecendo o que foi decidido pela magistrada, nela ficará.
Joa teve a prestação de contas referente ao período em que presidiu a Câmara de Vereadores reprovada pelo TCE, o que tecnicamente o impede de disputar as eleições deste ano.
Para evitar a inelegibilidade ele recorreu à Justiça para que seu nome fosse retirado da lista dos inelegíveis do Tribunal de Contas, mas seu pedido foi indeferido. “Após análise dos fatos narrados na petição inicial, acrescidos dos documentos a ela acostados, não ficou demonstrada a existência dos requisitos necessários ao deferimento da medida”, justificou a magistrada em sua decisão.
As contas de Joa como presidente da Câmara Municipal foram reprovadas porque o TCE identificou despesas com a participação de vereadores em eventos fora do estado, gastos apontados como irregulares pela corte de contas.
*O espaço está aberto para manifestação do prefeito de Três Rios