Justa homenagem em Nova Iguaçu: Fundador do Instituto Histórico e Geográfico recebe o título mais de seis décadas depois

Da esquerda para direita o coordenador do Centro de Cultura da Câmara, Almeida dos Santos, o homenageado Zanon de Paula, o vereador Dr. Robertinho e o presidente do IHGNI, José Luiz Teixeira – Foto: Isabela Paço

Em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, e tendo como instrumento o mandato parlamentar do Dr. Robertinho (PDT), membro da Comissão de Cultura, o Poder Legislativo prestou uma homenagem por muito aguardada e de expectativas acumuladas que era a entrega do Título de Cidadania Iguaçuana a um dos fundadores Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu (IHGNI), o advogado  Zanon Rozzanti de Paula Barros, único ainda vivo quando um grupo de visionários e amantes da história do município, na década de 60, criou o IHGNI.

Articulada o presidente atual e aguerrido defensor do IHGNI, José Luiz Teixeira, e ofertado pelo vereador Dr. Robertinho, a solenidade permitiu a reparação de uma honrosa oportunidade de declarar institucionalmente e fazendo constar nas atas da Câmara, o reconhecimento público e merecido ao advogado Zanon Rozzanti de Paula Barros e sua dedicação à memória e história da cidade.

A apresentação do nome de Zanon para o recebimento do título de cidadania surgiu fruto de uma conversa entre o José Luiz Teixeira, que preside do IHGNI, e o coordenador do Centro de Cultura, Pesquisas, Memória e Documentação Histórica Mario Marques, o jornalista Almeida dos Santos, este que imediatamente procurou um membro da Comissão de Cultura para a efetivação desta honraria que faz Nova Iguaçu ganhar muito no que se refere ao sentimento de pertencimento de ter Zanon Rozzanti de Paula Barros, escrito no livro dos filhos ilustres que Nova Iguaçu abraçou por ter sido, por ele, abraçada.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.