● Elizeu Pires

Em queda de braço com a executiva estadual do MDB para impor sua vontade no diretório de Belford Roxo, o ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (foto) está aprendendo da pior maneira que não pode mandar na casa dos outros. Nesse caso foram duas derrotas seguidas.
Há uma semana a executiva estadual desautorizou a intervenção feita por ele no município vizinho. Reis havia se metido bedelho lá, sem autorização para isso, como medida de pressão para fazer o União Brasil desistir da candidatura de Celso do Alba em Caxias.
A executiva estadual, por 15 votos, derrubou o que ele havia feito. Agora foi a vez de a Justiça enquadrá-lo, com o juízo da 154ª Zona Eleitoral confirmando a decisão da executiva e mantendo válida a convenção presidida por Reginaldo Gomes, que apresentou apenas candidatos a vereador.
A forçada de barra só serviu para desgastar ainda mais na Baixada Fluminense a imagem de um político que sempre agiu como se fosse dono e senhor da vontade alheia e gosta de se meter na casa dos outros.