Respondendo a vários processos e ainda alvo de inquéritos no Ministério Público, o ex-prefeito de Silva, Jardim, Anderson Gimenes Alexandre, o Anderson Alexandre, agora deputado estadual, virou réu em mais uma ação por fraude em licitação. Neste processo figuram ainda a esposa do deputado e também secretária municipal, Viviany Alexandre, a ex-procuradora do município Sheila Moreth Trugilho e e mais dez pessoas. O grupo foi denunciado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Silva Jardim, por fraude em processo licitatório para a realização das festividades do carnaval do ano de 2013. Neste processo a Justiça decretou o afastamento de Anderson de qualquer função pública.
De acordo com o que foi apurado, foi forjado e montado esquema de fraude por membros da cúpula do Executivo municipal, em conluio com os representantes da Terra Nova Produções e Eventos, Atha Comércio e Serviços, CRV Comércio e Serviços, Tendas e Companhia RJ, “tendo como objetivo beneficiar as três primeiras sociedades empresárias e contratar a prestação de serviços para as festividades de carnaval local de 2013”.
A denúncia do MP destaca que a contratação das empresas “foi feita às pressas e sem a observância dos trâmites previstos em lei”.
Os contratos somaram cerca de R$ 270 mil e, aponta ainda o MP, “as diversas irregularidades verificadas no procedimento licitatório demonstraram que o mesmo efetivamente não foi realizado, e que as vencedoras do Pregão foram escolhidas por meio de prévio ajuste entre os denunciados, com forte indício de formação de quadrilha”.