Nova eleição de Três Rios poderá acontecer em setembro

O TSE já marcou 15 pleitos suplementares este ano

Elizeu Pires

Com a cassação do prefeito e do vice do município de Três Rios pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deverá ser marcada para setembro a eleição suplementar na qual serão escolhidos os substitutos de Joa Barbaglio e Professor Jacqueson, que concorreram com os registros sub judice em 2024.

Este ano já foram marcados 15 pleitos sumplentares, sendo que três deles vão acontecer no próximo domingo (6), quando os eleitores de Senador Sá (Ceará), Guapé (Minas Gerais) e Bandeirantes (Mato Grosso do Sul) retornarão às urnas. Para o dia 8 de agosto estão confirmas novas eleições em São José da Varginha (Minas Gerais), Guatapará (São Paulo), Cametá e Tucurui (Pará).

Joa está fora do cargo desde o dia 9 de junho e o município está sendo governado interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jonas Dico. Além do processo que teve sentença confirmada no TSE, ele é alvo de outra ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que seria julgada esta semana, mas foi tirada de pauta assim que o plenário do TSE confirmou, na terça-feira (1), a impugnação dos registros de candidatura de Barbaglio e seu vice, que já estavam afastados por uma decisão liminar.

Matérias relacionadas:

Derrubada liminar que mantinha prefeito de Três Rios no cargo

Três Rios: Pedida cassação do diploma do prefeito reeleito por transferência ilegal de recursos do fundo partidário

Prefeito de Três Rios ainda depende do TSE para ser declarado reeleito, mas já tratou de garantir salário maior