● Elizeu Pires

Na última quarta-feira (23) o Instituto Gerp divulgou uma pesquisa que mostra o prefeito do Rio, Eduardo Paes, com 50% das intenções de voto para governador, com o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), bem distante, com 6%.
Porém não são esses números que mais despertaram atenções nos meios políticos, mas os 5% conferidos a alguém que só tem falado até agora em renovar o mandato de deputado federal, Luiz Antônio Teixeira Junior, Dr. Luizinho (Progressistas), em cujo colo, apesar de o prefeito de Belford Roxo, Marcio Canella (União), ser citado por alguns aliados. a missão de enfrentar Eduardo Paes pela Federação União Progressista, que deverá ser oficializada em breve pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poderá cair mesmo é o colo de Luizinho (foto).
De acordo com a pesquisa – na qual o nome do prefeito de Belford Roxo sequer foi mencionado –, o pretencioso ex-secretário de Transportes, Washington Reis (MDB), aparece atrás de Dr. Luizinho, com 4%, mesmo se dizendo ser o nome preferido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que teria prometido comparecer ao lançamento de sua pré-candidatura, em Duque de Caxias.
Quanto à Canella, se ele resolver mesmo deixar a Prefeitura nas mãos da vice-prefeita Mariana Malta, seria para concorrer a deputado estadual, visando a presidência da Alerj, embora existam alguns entusiastas de uma candidatura dele ao governo estadual, esquecendo-se de que as legendas União Brasil e Progressistas estarão unidas nas eleições de 2026, e de que Dr. Luizinho tem mais peso político que ele.