Nova Iguaçu: Vereadores votam nesta terça-feira projeto sobre segurança em creches

Divulgação/CMNI

Evitar que se repitam casos como o recente acidente ocorrido em uma creche em Teresina (PI) que resultou na morte da pequena Alice, de apenas quatro anos, após uma penteadeira cair sobre ela na brinquedoteca, é a motivação da votação, marcada para esta terça-feira (26), na Câmara de Nova Iguaçu, do projeto de lei 1455/2025, de autoria do vereador e presidente da Casa, Márcio Guerreiro (Foto).

Protocolado em maio deste ano, o projeto foi pensado depois de outro acidente que comoveu o Brasil, quando a menina Pérola Hadassa Nery Paixão, de apenas três anos, ficou em estado grave após uma queda dentro de uma escola municipal em São Gonçalo, em fevereiro deste ano. 

O texto prevê a criação e a distribuição em creches e pre-escolas da rede pública cartilhas com protocolos de segurança no ambiente escolar. As cartilhas deverão conter orientações para prevenção de acidentes, criação de planos de ação em situações de risco, recomendações de manipulação segura de alimentos, cuidados com instalações elétricas, segurança de equipamentos e manutenção de sistemas de climatização, além de procedimentos em casos de intercorrências clínicas e informações sobre canais de denúncia.

“Precisamos proteger nossas crianças, oferecendo segurança para que acidentes como o da Pérola e da Alice nunca mais se repitam”, afirmou o vereador Marcio Guerreiro.