Inelegibilidade, performance ruim nas pesquisas e falta de apoio entre prefeitos da Baixada não são citados como fatores pelo grupo do cacique do MDB no Rio
● Elizeu Pires

Com uma condenação a 7 anos e 2 meses por crime eleitoral, o ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (foto), está inelegível e foi essa condição que lhe tirou a vaga de vice-governador em 2022, “para sorte de Claudio Castro”, dizem alguns, mas ainda assim vinha convencendo os que o cercam de que disputaria as eleições de 2026. Quem entende do riscado sempre soube que não, mas há quem apostava que sim até ele mesmo dizer que não, o que não o faz por livre vontade, mas porque a inelegibilidade é um fato e seu desempenho nas pesquisas de intenção de votos é pífio para quem se autointitula “Rei da Baixada”, uma região formada de 13 municípios, com um universo de cerca de 3 milhões de eleitores.
Pelo que mostram os números da pesquisa 100% Cidades/Futura, registrada no TSE sob o número 08419/2026 e publicada na última segunda-feira (9), Washington não ameaça a candidatura de Eduardo Paes em nenhum dos quatro cenários apresentados, mas ele, ao afirmar agora o que todos já sabia, com a “humildade” que lhe é peculiar, diz que será o “maior cabo eleitoral do estado”.
De acordo com a pesquisa, Eduardo Paes lidera no 1º cenário estimulado com 42,5%, e em segundo lugar vem Anthony Garotinho (Republicanos), aparecendo com 14,2%, seguido de Washington Reis (5,7%), Wilson Witzel (3,5%), Glauber Braga (3,3%), Bombeiro Rafa Luz (3,1%), Douglas Ruas (1,6% ) e Ítalo Marsili (0,6%).
No segundo cenário, sem Garotinho, a pesquisa mostra Paes com 50,5%, seguido de longe por Washington Reis (9,8%). Depois vem Bombeiro Rafa Luz (4,6%), Glauber Braga (4,2%), Douglas Ruas (2,3%) e Ítalo Marsili (1,2%).
O levantamento instituto ainda cenários para eventual segundo turno, e Paes aparece batendo todos os nomes apresentados no levantamento: Eduardo Paes x Washington Reis – Paes surge com 57,5% e Reis 19,8%; Eduardo Paes x Felipe Curi – Paes fica com 65,8% e Curi 11,4%; Euardo Paes x Anthony Garotinho – Paes fica com 55,9% e Garotinho 21,1%; Eduardo Paes x Douglas Ruas – Paes 61,5% e Douglas 12,4%.