Secretário de Saúde de Caxias pode ser o nome de Washington Reis para 2020 se a Justiça brecar sua tentativa de reeleição

Washington Reis pode vir a ser barrado no baile pela Justiça

Condenado no dia 13 de dezembro de 2016 pelo Supremo Tribunal Federal a sete anos, dois meses e 15 dias de prisão, o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), pelo que diz a legislação, estaria tecnicamente fora do jogo político, mas apesar de ele saber disto, tem insistido em público que é pré-candidato a reeleição em 2020. Porém, internamente, a conversa seria bem outra. De acordo com gente do próprio grupo, Reis já teria um substituto, e não seria nenhum de seus irmãos, os deputados Rosenverg e Gutemberg Reis, mas o atual secretário de Saúde, o médico José Carlos Ribeiro, que ainda não teria sido informado da possibilidade de vir a ser escolhido para a disputa eleitoral.

A opção pelo secretário circunstancial, pois para lançar um dos irmãos Washington teria de renunciar o mandato, o que ninguém acredita que ele faria. “Não cremos que ele deixaria a cadeira para o vice-prefeito ainda que só por alguns meses. Ele é muito apegado ao poder, tanto que está se intrometendo na política em várias cidades. Quer o município de Magé para sua irmã, São João de Meriti para um aliado e deve apoiar um adversário do atual prefeito Waguinho em Belford Roxo”, diz um político da cidade.

Na “bronca” com Waguinho – A citação de Belford Roxo faz sentido para o político. Segundo ele, embora sejam do mesmo partido, Reis estaria com o prefeito de Belford Roxo “atravessado na garganta”, por conta dos resultados das eleições de 2018, quando Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, “tripudiou” sobre ele.

“Washington achava que seus irmãos iriam ‘arrebentar’ nas urnas, mas o resultado foi pífio diante do poder político-eleitoral que ele julga ter. Ele (Reis) está desgastado, a imagem dele está queimada, mas ainda assim não acordou para a realidade. A quantidade de votos que os candidatos do Waguinho tiveram foi mais que duas vezes superior a dos irmãos Reis e isto afetou os brios dele”, diz outro político.

Aliados do prefeito de Duque de Caxias dizem que ele acreditava que seus irmãos somaram mais de 300 mil votos na eleição para deputado federal e estadual, mas os números foram bem mais modestos: a dupla Rosenverg e Gutemberg Reis chegou a 118.023 votos, enquanto Daniela Carneiro (federal) e Marcio Canela, apoiados pelo prefeito de Belford Roxo, somaram 246.453.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.