Centro de Monitoramento toma conta de Nilópolis

Vigilância eletrônica é "arma" na Segurança Pública

O Centro de Monitoramento funciona 24 horas por dia (Foto:Ascon) Funcionando 24 horas por dia, o Centro de Monitoramento montado pela Prefeitura de Nilópolis está facilitando bastante o trabalho da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que tem realizado ações integradas com as forças policiais, numa parceria com o 20º Batalhão da Polícia Militar e a 57ª Delegacia Policial.  

Nova Iguaçu: projeto de canalização do Rio Botas está cheio de ‘pais’

O prefeito Rogério Lisboa encampou a ideia  "Filho feio não tem pai", diz a expressão popular, mas em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, um "filho" que se espera bonito ao ponto de encher os olhos de moradores de um bairro inteiro, ainda não tem data para "nascer", mas a fila de "pais" é enorme, para irritação do "pai" de verdade, o vereador Maurício Moraes, autor de uma indicação legislativa encampada de pronto pelo prefeito Rogério Lisboa, que já autorizou licitar as obras. Trata-se da canalização no Rio Botas, nas margens da Rua General Rondon, no bairro Santa Eugênia, junto com a revitalização da área, com direito a parque e academia ao ar livre para a terceira idade.

Há anos que o Rio Botas vem causando problemas em Nova Iguaçu, principalmente aos moradores de Santa Eugênia, no trecho que vai do Supermercado Extra ao Conjunto Habitacional Roberto Silveira.  Com as obras, além o desassoreamento, o trecho a ser coberto vai ganhar uma ciclovia, parquinho para as crianças, uma academia para a terceira idade e quiosques.

CRT vai ter que cumprir convênio e fornecer asfalto à Prefeitura de Magé

A Concessionária Rio Teresópolis vem retendo o asfalto desde o dia 15 de agosto Há um mês retendo a massa asfáltica que – por força de convênio – tem de fornecer ao município de Magé para execução de obras públicas, a Concessionária Rio Teresópolis vai ter de normalizar a entrega do produto sob pena de sofrer uma ação de busca e apreensão. Decisão nesse sentido foi tomada nesta quinta-feira (12) pelo juiz da 1ª Vara Cível, Gabriel Almeida Matos de Carvalho, em recurso do procurador geral do município, Paulo Henrique Pinto de Mello.

O magistrado deu prazo de 15 dias para que a CRT faça a entrega das quantidades de massa asfáltica previstas pelo convênio.

Evento do MPF vai discutir o direito à cidade em Caxias

Evento abordará temas como moradia e função social da propriedade urbana

Famílias unidas conseguiu permanecer nas terras que pertenciam ao Incra, no bairro São Bento As famílias que vivem na Ocupação Solano Trindade, no bairro São Bento, em Duque de Caxias, só estão lá porque nunca desistiram de lutar por seus direitos. A comunidade foi escolhida pelo núcleo de São João de Meriti do Ministério Público Federal para sediar a terceira edição do projeto "MPF por Direitos", evento marcado para de 24 deste mês. A escolha do lugar tem tudo a ver com a proposta do projeto, que é discutir formas de mobilização por direitos e a defesa do programa previsto na Constituição. "Este projeto quer mostrar a necessidade de a instituição se colocar ao lado dos mais vulneráveis e pensar com eles formas de atuação e luta pela efetivação dos direitos garantidos no texto constitucional, multiplicando esse sentimento", afirma o procurador da República Julio José Araujo Junior, que coordena o projeto.

Belford Roxo: Educação aplica simulado para mais de 10 mil alunos

A reparação para a avaliação Saeb aconteceu em 57 escolas da rede municipal

A prova exigiu concentração e conhecimento (Foto: Rafael Barreto) Com o objetivo de melhorar a colocação da cidade de Belford Roxo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Secretaria de Educação aplicou em 57 escolas municipais um simulado com duração de duas horas para a avaliação Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece em outubro deste ano, onde a média de desempenho, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no censo escolar, compõem o Ideb.  Alunos do quinto ano e dois mil do nono ano realizaram a prova, além de estudantes do segundo ano de escolaridade que passam a fazer também a avaliação, foram submetidos ao simulado elaborado por professores que integram a equipe técnica da secretaria.

Nilópolis dá desconto de até 100% em juros e multas dos tributos atrasados

Os contribuintes no município de Nilópolis que estiverem com os impostos do exercício de 2019 em dia, mas possuem débitos anteriores, poderão quitar os valores com isenção de 100% nas multas e juros. A Prefeitura lançou o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que facilita o pagamento de dívidas referentes a todos os tributos municipais, incluindo IPTU e ISS em até 48 vezes.

Para obter o benefício o interessado deve comparecer na Secretaria Municipal de Fazenda, que fica na sede da Prefeitura.

Criança Feliz abraça os pequenos em situação de risco em Magé

Programa já atende a 750 famílias

O apoio tem feito a diferença (Foto: Douglas Lopes) Implantado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o programa Criança Feliz está funcionando desde julho no município de Magé. O projeto, que foi criado pelo governo federal, tem por finalidade o acompanhamento das famílias e estimular o desenvolvimento das crianças em situação de risco ou vulnerabilidade social no período da primeira infância. A atenção do Criança Feliz já faz a diferença na vidinha de Aylla, de um ano e três meses.

Meriti inicia programa de prevenção ao suicídio

Profissionais da prefeitura realizam palestras sobre o tema

A campanha acontece nas escolas (Foto: Beto Franzem Em referência ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, uma equipe da Prefeitura de São João de Meriti está realizando um ciclo de palestras em escolas para os jovens e adolescentes. Ontem (9), a ação aconteceu no Colégio Estadual Doutor Aníbal Viriato de Azevedo.

Resende: Justiça manda prefeito garantir acessibilidade

MP agiu para garantir que obras sejam feitas neste sentido

Diogo vai ter que fazer as obras necessárias O Diogo Balieiro (foto), vai ter de realizar obras para facilitar o acesso de pessoas com deficiência nas vias da cidade, edifícios e espaços de uso público. Decisão neste sentido foi tomada pelo juízo da 1ª Vara Cível da Comarca de Resende, em ação movida pelo Ministério Público, através da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva (núcleo Volta Redonda).

Na decisão a Justiça determinou a adoção de “providências para a realização de tais obras de adaptação nas vias, espaços públicos e edifícios de uso público de sua propriedade, e naqueles que estejam sob sua administração ou uso, com vistas a garantir o direito à acessibilidade das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida”.