Magé: Sucessão no município deverá começar a ser planejada logo depois das eleições de outubro

● Elizeu Pires

Uma nova geração governa Magé desde janeiro de 2021 - Foto: Arquivo Magé, na Baixada Fluminense, entrou na lista dos municípios com mais de 200 mil eleitores em 2024, passando a eleger prefeito em dois turnos, caso nenhum candidato atinja o mínimo de 50% mais um (não 51%), como determina a legislação, e Renato Cozzolino Harb entrou para a história como o primeiro político local a conquistar quase 90% dos votos nominais, uma façanha que torna viável sua intenção de eleger-se a deputado federal.

Microempreendedoras vítimas de violência terão crédito especial

Anúncio foi feito pelo ministro do Turismo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Microempresárias do setor de turismo vítimas de violência doméstica ou de gênero poderão pedir a suspensão temporária dos pagamentos de financiamentos obtidos por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), bem como a ampliação dos prazos de carência. As mudanças nas regras do fundo criado para oferecer suporte financeiro a empreendimentos e políticas públicas de desenvolvimento do setor foram anunciadas esta semana pelo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano (foto).

Números desanimadores e perda de apoiadores aumentam o coro dos que querem Douglas Ruas fora do que chamam nos bastidores de “canoa furada”

● Elizeu Pires

Eduardo Paes vem ganhando apoio de membros de partido da aliança com Douglas Ruas, como o campeão de votos Renato Cozzolino, de Magé - Foto: Reprodução Instituto preferido do Partido Liberal, o Paraná Pesquisas trouxe em seu último levantamento sobre intenções de voto no Rio de Janeiro números desoladores para os entusiastas da pré-candidatura do atual presidente da Alerj, Douglas Ruas, a governador.

Brasil contesta EUA sobre supostas práticas de trabalho forçado

Decisão impõe tarifas de até 12,5% a mais de 60 países

Arte/Agência Brasil O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nota em que contesta a decisão do Escritório de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) de estabelecer tarifas adicionais de 10% ou 12,5% sobre as importações de 59 países e a União Europeia, incluindo o Brasil.

Em reunião ministerial, Lula defende soberania do Brasil e sequência de diálogo com os EUA

"Esse país não adotará mais a política de vira-lata diante das grandes potências”, disse o presidente aos ministros - Foto: Ricardo Stuckert/PR Ao abrir, nesta quarta-feira (3), a segunda reunião ministerial de 2026, realizada diante de um cenário em que o Brasil se vê sob ameaça de uma nova taxação por parte dos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi categórico na defesa dos interesses da nação. “Esse país não adotará mais a política de vira-lata diante das grandes potências”, afirmou Lula.

 “Nós estamos num momento decisivo para que a sociedade brasileira, eu diria até uma parte da sociedade mundial, reconheça o fortalecimento da democracia no nosso país, a nossa luta para o fortalecimento do multilateralismo, a nossa luta para que esse país não seja tratado em nenhum momento como se fosse uma republiqueta insignificante. Nós somos muito grandes. Nós temos muita história, e nós não podemos aceitar o tratamento que os Estados Unidos deram ao Brasil esta semana”, ressaltou o presidente.

Ruas, Canella, Rueda e ocupantes de cargos comissionados caminham em Belford Roxo

● Elizeu Pires

Foto: Divulgação Propagou-se que a marcha foi um sucesso e que teve milhares de pessoas no evento da pré-campanha de Douglas Ruas (PL) em Belford Roxo, promovido pelo ex-prefeito da cidade, Márcio Canella, e o presidente nacional do União, Antonio Rueda, um pernambucano que caiu de paraquedas no município para tentar eleger-se deputado federal, mas quem esteve por lá deparou-se com frequência máxima de ocupantes de cargos comissionados.

Junho Ambiental: MPF articula ações para salvar planta nativa da Serra do Tinguá em perigo crítico de extinção

A meta é evitar o desaparecimento definitivo da Sinningia helleri - Foto: Divulgação O Ministério Público Federal (MPF) tem cobrado medidas e ações urgentes para evitar o desaparecimento definitivo da Sinningia helleri, uma espécie da flora nacional criticamente ameaçada de extinção. Endêmica da região da Serra do Tinguá (RJ) e considerada extinta por 151 anos, a planta foi redescoberta em 2015.

Uma das iniciativas foi uma recomendação, acatada por órgãos do poder público e instituições voltadas ao meio ambiente, com uma série de medidas para evitar o risco iminente de desaparecimento da espécie. Entre as ações estava o registro, identificação e catalogação das espécies, além de medidas de proteção imediata.

Junho Ambiental: Brasil gera 81 milhões de toneladas de resíduos sólidos

Foto: Reprodução De acordo com o relatório da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), mais de 81 milhões de toneladas de resíduos sólidos no Brasil apenas em 2024. O número evidencia que a geração de poluentes é um dos principais problemas ambientais urbanos da atualidade. Para combater esse desafio moderno, torna essencial que as boas práticas ambientais sejam aplicadas. Nesse contexto, a sustentabilidade pode ser acessível por meio de pequenas escolhas diárias, sem a necessidade de mudanças radicais.

O consumo consciente é um dos caminhos para a redução de insumos, principalmente os industriais. Um levantamento recente da Bloomberg que aponta que 2.150 peças de roupa por segundo são descartadas apenas nos Estados Unidos, que resulta em 11,3 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano. “O aprendizado que temos que tomar é sobre a necessidade de consumo. Antes de comprar, é fundamental refletir se o item é realmente necessário, com que frequência será utilizado e se já não existe em casa algo que cumpra a mesma função. Outro ponto importante é reconhecer o quanto somos influenciados pelas mídias sociais, que frequentemente reforçam padrões de consumo pouco sustentáveis”, alerta Maria Cecília Miotto, professora dos cursos de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental da UNIASSELVI.

Governo renova as ações para conter os preços dos combustíveis

Medida Provisória, decretos e portaria garantem, até 31 de julho, alívios no preço do diesel, biodiesel, querosene de aviação e gás de cozinha – Foto: Banco de Dados O governo federal renovou, por dois meses, as ações de contenção da alta dos preços dos combustíveis desencadeada pela guerra no Oriente Médio. As iniciativas tratam tanto de mecanismos de subvenção quanto de desoneração de impostos federais e estão formalizadas em estão formalizadas em medida provisória, decretos e portaria publicadas nos dias 29 de 30 de maio.

 As ações dão continuidade às medidas emergenciais adotas pelo governo diante da volatilidade do mercado mundial de petróleo. A primeira fase dessas iniciativas tinha vigência prevista até 31 de maio, com possibilidade de prorrogação ou ajustes conforme a evolução do cenário global.