● Elizeu Pires
A julgar pelos valores gastos em apenas seis meses com peças automotivas pela Prefeitura, Itaocara, um pequeno município do interior do estado do Rio de Janeiro, deve frota e estrutura de cidade grande. Pelo menos é o que sugere uma apuração do Ministério Público, que ontem (29) fez uma operação para cumprir oito mandados de busca e apreensão em endereços daquele município e em Santo Antônio de Pádua, em ação que teve como alvos a sede da Secretaria Municipal de Transportes de Itaocara, endereços ligados a empresários e empresas citadas como envolvidas em possíveis irregularidades na compra e utilização de peças de reposição de veículos da administração municipal.
O MP, através do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI, está investigando possíveis fraudes e desvio de recursos públicos por meio de licitações abertas para compra de peças automotivas. Pelo que foi apurado até agora, entre julho e outubro deste ano a Prefeitura gastou mais de R$ 850 mil com peças e pneus. Há suspeita de a administração municipal pagou por peças que nunca teriam sido usadas.
Um dos investigados é o secretário de Transportes de Itaocara Cézar Thiago Figueira Martinse. Segundo o MP, chamou atenção o fato de terem sido encaminhadas notas “com elevada quantidade de peças”, volume “incompatível com a frota da Prefeitura”.
Ainda segundo o MP, “diante da quantidade de cabeçotes e peças de motores adquiridas, haveria necessidade de que os motores de todos os caminhões e tratores tivessem ‘batido’ em diversas oportunidades”, o que não condiziria com a realidade.
*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Itaocara
Matérias relacionadas:
Prefeito de Itaocara vai responder por direcionamento de licitação
Clínica investigada pelo MP é a preferida da Prefeitura de Itaocara
Secretário de Saúde de Itaocara é afastado pela Justiça em dia de operação do Ministério Público
MP investiga favorecimento em licitação na Prefeitura de Itaocara