● Elizeu Pires
Candidato aprovado em convenção pelo União Brasil a prefeito de Nova Iguaçu, o empresário Clébio Lopes Pereira, mais conhecido como Jacaré, apresentou um pedido de habeas corpus preventivo ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), para não ser preso durante a campanha, como aconteceu em 2022, quanto ele concorreu a um mandato de deputado federal.
A notícia, publicada em primeira mão pela colunista Berenice Seara, foi recebida nos meios políticos locais com surpresa e até com um certo grau de suspeita. O pedido também preocupa até alguns aliados, pois, acreditam uns, passaria a impressão de que o político realmente correria risco de ser preso e teria motivos para crer nessa possibilidade.
Conforme Berenice revelou, o pedido foi apresentado sexta-feira (9) por uma advogada, solicitando ao TRE que, “no mínimo, seja referenciada a impossibilidade de aprisionamento do paciente dia 9.8.2024, estendido até o fim do 2º turno”.
A alegação é de que Jacaré “lida com adversários poderosos e influentes que podem, através de denúncias vazias e infundadas gerar prejuízos que comprometerão e influenciarão negativamente a corrida eleitoral”.
*O espaço está aberto para manifestação do candidato do União Brasil