Paracambi: Prefeitura ainda não prestou contas do repasse de verbas federais; em algumas casas, água chegou na altura da cintura

Entre os dias 21 e 22 de fevereiro, durante a forte chuva, casas do bairro Sabugo, em Paracambi, foram atingidas e moradores tiveram seus pertences destruídos pela enchente. Passados seis meses depois, a Prefeitura ainda não prestou contas dos R$ 972 mil repassados pelo governo federal para ações de resposta.

A portaria para repasse do dinheiro foi publicada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil em 26 de fevereiro, logo após as chuvas que caíram na cidade entre os dias 21 e 22. O prazo para aplicação do recurso se encerra amanhã (24).

Desespero – A moradora Michele dos Santos conta que a água chegou ao nível de cintura. “Eu tive que sair de casa, porque o nível estava subindo muito rápido, quando eu vi já estava na cintura e fiquei com medo de chegar no pescoço e eu não conseguir sair”, relata a confeiteira sobre a tensão do momento.

Já a moradora Marcia Maria, conta que tem escola no bairro e afirma que levou três meses para se recuperar após perder ao menos 80% do patrimônio da instituição de ensino.

Ajuda atrasada – Para auxiliar as famílias que perderam tudo durante as chuvas, o governo do estadual criou o Cartão Recomeçar, que tem o valor de R$ 3 mil e auxilia a população em vulnerabilidade a superar. Pago em parcela única, como cartão de débito, pode ser usado para compra de material de construção, eletrodomésticos da linha branca e móveis.

O repasse do Cartão é de responsabilidade da administração de cada município. Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias começaram a distribuir o benefício em abril, mas Paracambi só em julho, e várias famílias afetadas pelas chuvas reclamam que ainda não tiveram direito ao benefício.

*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Japeri

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.