Japeri vai ganhar uma maternidade pública

A construção está garantida no novo Programa de Aceleração do Crescimento

A prefeita Fernanda Ontiveros assinou nesta quinta-feira (29) o documento que garante a implantação do Hospital Maternidade de Japeri, que será construída no Paço Municipal, no bairro Santa Inez e contará com 100 leitos. A assinatura do termo de compromisso para construção da unidade de Atenção Especializada em Saúde aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde, em cerimônia que contou ainda com as presenças do secretário Roberto Pontes, e de representantes da Caixa Econômica Federal.

Segundo a prefeita, difícil mensurar a importância do equipamento para a cidade porque foi uma espera de muitos anos. “Os bebês vão voltar a nascer em Japeri, e as famílias voltam a ter a certeza do cuidado, do pertencimento. É um serviço que não tem na cidade há muitos anos, e a gente vem trabalhando para essa conquista. E, hoje conseguimos, junto com o nosso secretário de saúde e os representantes da Caixa, chancelar esse projeto e dar o pontapé inicial para a construção da primeira maternidade municipal da nossa cidade”, disse Fernanda.

Para José Domingos Correa Martins, superintendente de Rede da Caixa, a cidade de Japeri merece celebrar a realização do contrato que vai mudar a realidade da população. “Essa foi uma grande jornada, onde todos caminharam para essa construção que envolveu ministérios, as equipes de planejamento da cidade e a operadora que é a Caixa Econômica. Todos estavam com um só propósito, o de acertar. É um orgulho fazer parte desse bem que estamos promovendo para a população”, disse Domingos ao lado de outros representantes da Caixa.

O projeto, fruto do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Seleção) do governo federal, com pactuação do Ministério da Saúde e da Caixa Econômica Federal (CEF), vai prestar assistência em saúde para média e alta complexidade e promover a defesa, promoção e proteção da natalidade, e o controle dos índices de mortalidade infantil.

Com um papel essencial na assistência à mulher, gestante, puérpera e ao recém-nascido, o equipamento vai oferecer também uma gama de serviços, incluindo internação hospitalar, atendimento ambulatorial, exames e serviços de urgência e emergência obstétrica e ginecológica 24 horas por dia.

Estiveram presentes na comitiva da Caixa Econômica Federal, o superintendente executivo de governo, Ricardo Dias Molina, a gerente geral de rede, Marcia Ramalho, o coordenador de centralizadora de filial, Glaucio dos Santos Valle, e a coordenadora de centralizadora filial, Flávia Martins Proença. Na equipe da secretaria de Saúde, além do secretário Roberto Pontes, os subsecretários Charles de Jesus, do Planejamento e Helen Santos de Atenção Básica; a assessora jurídica Katia de Oliveira Dias e a presidente de licitação Katia Maria de Sousa Barros, além dos secretários Wallace Aragão, de governo; Renilton Brandão, de Relações Institucionais e Andréa Brito, de urbanismo.

O novo PAC seleção contempla ainda para a cidade de Japeri, outros seis projetos: duas Unidades Básicas de Saúde, Escola de Tempo Integral, CEU da Cultura, Espaço Esportivo Comunitário, Unidade Móvel de Odontologia e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que já foi entregue a cidade.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.