Integração sobre trilhos

VLT vai concretizar inserção de Magé e Guapimirim à Região Metropolitana

Aproveitando a via férrea, o sistema de transporte do futuro, chamado de Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), vai integrar os municípios de Magé e Guapimirim às demais cidades da Região Metropolitana. Apesar de sua grande dimensão, o projeto, em se tratando dessas duas cidades, é considerado relativamente de baixo custo, porque não há muitas obras a serem feitas. Segundo o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, o VLT será realidade para os dois municípios em breve e até março de 2014 já terão chegado os dois veículos que vão fazer essa ligação. Segundo Júlio Lopes, o governo estadual já abriu licitação para adquirir outras 16 unidades que farão a integração entre Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, também usando a malha ferroviária já existente.

Lopes, que na última sexta-feira se reuniu com os prefeitos Nestor Vidal e Marco Aurélio Dias, confirmou ontem que o projeto vai atender ainda outros municípios da Baixada Fluminense. O estudo, iniciado em 2010, contempla as cidades de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis e os recursos fazem parte de um pacote de R$ 1,6 bilhão anunciado pela presidente Dilma Roussef no ano passado para o VLT do Rio de Janeiro.

No município de Nova Iguaçu o VLT vai substituir o aeromóvel projetado em 2010 por encomenda da administração municipal e não levado adiante por ser considerado inviável para a cidade por especialistas em transporte público. Os comboios do aeromóvel circulariam sobre trilhos suspensos por pilares de concreto, o que afetaria enormemente o tráfego de veículos.

Comentários:

  1. Uma pergunta :
    Se os Cozzolinos estivessem no governo, teríamos FAETEC, UPA 24h, Delegacia Legal, Asfalto na Porta, Água CEDAE, VLT, etc… ?
    Sei não….

    1. Com certeza não, porém, é bom que se diga o seguinte, estes empreendimentos não vieram ou virão pelos belos olhos de Nestor e sim, pelo alinhamento político-partidário dele com o atual Governo do Estado. Todos são dívidas antigas do Estado com Magé e fazem parte de um pacote que só faz aumentar, tendo em vista que, o trecho Magé-Manilha do Arco Metropolitano não sai do papel, que as pontes de Rais da Serra estão esquecidas, que o bairro Vila Liberdade está esperando as próximas chuvas para inundar novamente, etc.

    2. Com os Cozzolinos nada chegou a Magé, entretanto VLT e água da Cedae são apenas promessas antigas que ainda estão longe de virar realidade.
      O Secretário Estadual de Transporte a cada véspera de eleição promete algo, antes era o Trem Elétrico para o ramal Vila Inhomirim e o que se viu foi o abandono da linha que atendia o Centro de Magé. Só está prometendo porque estão desesperados para emplacar Pezão, ainda mais ao ver despencar a avaliação do governo.

  2. JULIO LOPES VEM SENDO PRESSIONADO ANOS A FIO POR ESSE PROJETO QUE, ATÉ ENTÃO, ERA UM SONHO DE UMA PEQUENA MINORIA QUE RESISTIU, DURANTE MAIS DE 20 ANOS, SEM ESMORECER UM SÓ DIA ACREDITANDO QUE UM DIA ESSE, QUE PARA MUITA GENTE, AINDA NÃO PASSA DE UMA PERSPECTIVA .UM SONHO ELOQUENTE DE MEROS DESCONHECIDOS QUE NUNCA FORAM RECONHECIDOS POR SUAS COMUNIDADES. NUNCA FORAM EXCELÊNCIAS, NUNCA RECEBERAM QUALQUER REMUNERAÇÃO PELO ÁRDUO TRABALHO QUE TIVERAM NA CONQUISTA DESSE IDEAL. MAGÉ ESTÁ PRONTO PARA RECEBER SEU VLT, PORQUE DURANTE ESSES 20 ANOS O TRABALHO FOI FEITO POR ESSE GRUPO QUE HOJE FAÇO QUESTÃO DE RESSALTAR ALGUNS NOMES, POIS SEI QUE, DAQUI PRA FRENTE, NÃO SERÃO LEMBRADOS POR NENHUM DOS POLÍTICOS QUE AI ESTÃO E QUE, CERTAMENTE, VÃO QUERER FAZER DISSO UMA PLATAFORMA ELEITORAL. PARABÉNS: LUIZ CONSENSA, MÁRIO MACACO, FORMIGÃO, AZULÃO, MARILENE FORMIGA, RENILDA JARDIM, ÍNDIO E MUITOS OUTROS. ESSE PROJETO QUE TERÁ MUITOS PAIS, MAS SÓ VCS MERECEM NOSSOS APLAUSOS.

  3. Retorno para, também, fazer justiça aos nomes esquecidos no comentário anterior, como:
    Evaristo Spenglen, Jorge Gonzaga Azulão, Betinho Fares, José Rosário, todos da Coordenação Executiva do Movimento do Projeto Central. Pessoas anônimas que talvez você não conhece, mas que contribuiram, efetivamente, para a concretização desse sonho.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.