● Elizeu Pires

Está marcado para esta terça-feira (5), o julgamento do agravo apresentado pela defesa do prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira de Souza, contra decisão que impugnou seu registro de candidatura a um terceiro mandato. Se não for apresentado mais um pedido de vista, o resultado deve sair no início da noite, mas tem muita gente em Itaguaí com “pulga atrás da orelha”, coceirinha provocada por uma viagem de Rubão a Brasília, feita na semana passada.
Como a pauta do Tribunal Superior Eleitoral para a sessão do dia 5 de agosto é muito extensa, pode ser que não dê tempo para julgar o processo, e até há, no grupo de Rubão, quem aposte numa reviravolta, pois o prefeito já teria dois votos a seu favor e há o fato de ter, na sessão, uma ministra estreante justamente no dia de um julgamento de um processo do qual, em tese, não teria tomado conhecimento ainda
Um operador do Direito dos mais conceituados no estado, disse ontem ao elizeupires.com, que não se pode considerar Rubão como carta fora do baralho. Cita que o prefeito foi para o “bola ou búlica” nas eleições de 2024 exatamente para viver o momento de agora. “Seja lá qual for o resultado do julgamento ele já é um vencedor. Foi para as urnas, obteve o maior volume de votos e teve a chance de saber, de verdade, quem é seu aliado. Agora é esperar o resultado, pois o jogo ainda está aberto”, afirmou.
Plano B – A marcação do julgamento para esta terça-feira encheu de ânimos o grupo do presidente da Câmara de Vereadores, Haroldo de Jesus, que em vez de se comportar na interinidade como governante temporário se posicionava como se tivesse sido eleito para o cargo. O aconselhável termo “prefeito em exercício” acabou deixado de lado, e até foto oficial fora feita.
Para o grupo de Haroldinho da Reta, como o ex-prefeito interino é mais conhecido na cidade, uma nova interinidade estaria a caminho. Porém, os aliados de Rubão acham que a coisa pode demorar mais um pouco, o que daria tempo ao prefeito de fortalecer o seu “Plano B”, pois até um nome escolhido para disputar a eleição suplementar e enfrentar Haroldinho, caso perca o processo, já estaria escolhido
*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria