Nova Iguaçu implanta mais duas secretarias: Cuidados e Família; Defesa e Proteção Animal

Foto: Reprodução

Foi aprovada na sessão de ontem (12) da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, a criação de duas novas secretarias, a pasta de Cuidados e Família, e a de Defesa e Proteção Animal, essa sugerida pela primeira-dama Camila Reina, uma entusiasta da causa. Aprovada por unanimidade, a implantação dos dois órgãos da administração municipal, segundo o prefeito Dudu Reina (foto), vai colocar em prática políticas públicas há tanto almeladas pela sociedade.

A Secretaria Municipal de Cuidados e Família, justifica a mensagem enviada à Câmara para aprovação em plenário, vai cuidar melhor das pessoas, trabalhando “para garantir para garantir atenção especial a quem mais precisa, como pessoas com deficiência, idosos, famílias em situação difícil e crianças, buscando reduzir as desigualdades”.

Entre suas funções da pasta, diz a mensagem, estão “criar e aplicar políticas públicas de cuidado, apoiar famílias, capacitar profissionais da área e trabalhar junto com outras secretarias, como saúde, educação e assistência social”.

Já a Secretaria Municipal de Defesa e Proteção Animal será responsável “por pensar e colocar em prática políticas públicas que garantam a defesa dos animais domésticos e da fauna silvestre em áreas urbanas, promovendo ações que ajudem a melhorar a vida dos bichos”, tendo entre suas funções “combater maus-tratos e abandono, incentivar a adoção, fiscalizar o cumprimento das leis de proteção animal e apoiar protetores e ONGs”.

A secretaria também vai “cuidar da educação sobre guarda responsável, mantém registros dos animais e acompanha abrigos e lares temporários para os que forem resgatados”.