Apontada como ‘cabide de empregos do Waguinho’, PortosRio tem pelo menos seis ex-secretários de Belford Roxo em seus quadros

● Elizeu Pires

Foto: Reprodução

Ex-vereador, Elvis Assis Jacob, o Elvis da Internet, tentou retornar à Câmara de Belford Roxo concorrendo nas eleições de 2024. Não deu, mas tudo bem. Seu padrinho político, o ex-prefeito Wagner dos Santos Carneiro (foto), arrumou uma vaga de assessor para ele com salário de cerca de R$ 5 mil na PortosRio, uma empresa de capital misto controlada pelo governo federal, que administra os portos do Rio, Itaguaí, Niterói, Forno (em Arraial do Cabo) e Angra dos Reis).

Lá, além do próprio Waguinho, estão vários membros de seu governo, nomeados que foram em cargos de confiança, entre eles Flavio Vieira – que atuou em Belford Roxo ocupando as funções de secretário de Saúde e Procurador –, indicado pelo ex-prefeito para presidir a estatal, tendo assumido em julho deste ano.

Com Waguinho – que ocupa o cargo de assessor de Relações Institucionais e recebeu salário de pouco mais de R$ 20 mil em setembro – e Flávio, estão na PortosRio o ex-secretário de Esportes Denis de Oliveira Venâncio; a ex-secretária Executiva Elisabete Maria de Oliveira Souza; o ex-secretário de Ciências e Tecnologia Aramis Rodrigues dos Santos; o ex-subprocurador e ex-secretário de Saúde Pedro Simão da Costa Macedo e o ex-consultor jurídico Paulo Vinicius Rodrigues Ribeiro, além de outros nomes ligados a ele ou que passaram por funções em escalações menores da Prefeitura de Belford Roxo.

Pelo que está no portal da PortosRio, Dênis é assessor de Relações Institucionais e Elisabete é superintendente do gabinete da Presidência da estatal, enquanto Aramis, Pedro Simão e Paulo Vinícius, que exercem, respectivamente, as funções de superintende de Recursos Humanos, Administração e Gestão e Negócios.

Confusão – No último fim de semana o meio político na Baixada Fluminense foi surpreendido com uma postagem do ex-vereador Daniel Silva de Lima, dando conta de que nesta segunda-feira (13) ele iria apresentar denúncia contra um grupo, que, segundo ele, estaria tentando sabotar a gestão da PortosRio.

A surpresa se prende ao fato de que Danielzinho, como o ex-vereador é mais conhecido, também ter um cargo de confiança na estatal, onde foi nomeado como gerente do setor de Ativos Imobiliários.

Na postagem o ex-vereador citou até os nomes dos supostos sabotadores. “Trata-se de algo muito sério. Meus advogados já estão tomando as medidas cabíveis. Na segunda-feira estarei na Polícia Federal para formalizar a denúncia contra o grupo que está tentando sabotar a gestão da PortosRio. Os nomes já são conhecidos: Leandro Farias Lira e Chiquinho Diogo. Fiquem atentos aos próximos desdobramentos. Isso é apenas o começo”, diz Danielzinho em sua publicação.

Porém, até o fechamento dessa matéria não havia nenhuma confirmação de que o ex-vereador esteve na Polícia Federal, mas sobre Leadro a assessoria de comunicação da PortosRio disse em nota oficial que ele não exerce qualquer função na estatal e que a nomeação do diretor Francisco Diogo “obedeceu a todos os trâmites legais e critérios técnicos exigidos para o cargo”.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria

Matéria relacionada:

Transformação da PortosRio em abrigo para membros do grupo de Waguinho já começa a dar confusão, com promessa de denúncia à PF