Político teria negociado nomeações em troca de apoio político e oferecido eu suporte para construção de barricadas
● Elizeu Pires

O vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti, foi preso na manhã desta terça-feira (25) em operação da Polícia Civil, por suposto envolvimento com o Terceiro Comando Puro (TCP). Segundo foi divulgado, as investigações apontam que ele integraria uma espécie de braço político da facção.
A Polícia Civil aponta que mensagens e áudios indicam que ele teria oferecido, inclusive, “material e suporte para construções de barricadas”, e negociado nomeações em troca de apoio político. Agentes estão nas ruas para cumprir oito mandados de prisão e 36 de busca e apreensão.
As investigações indicam ainda oferecia máquinas para ajudar na construção das barricadas. De acordo com a Polícia, as mensagens foram trocadas com o braço direito do traficante Geonário Fernandes Pereira Moreno, o Genaro, líder do TCP, identificado como Marlon Henrique da Silva, o Pagodeiro.

“Barricada Zero” – Batizada de “Muro de Favores”, a operação de hoje integra o programa “Barricada Zero”, do governo estadual, e teve como objetivo, divulgou a Polícia Civil. “desarticular uma complexa estrutura criminosa ligada à facção Terceiro Comando Puro (TCP), atuante na Baixada Fluminense, especialmente nas comunidades Trio de Ouro, em São João de Meriti, Guacha e Santa Tereza, em Belford Roxo”.
Segundo divulgou a Polícia, “os criminosos se valiam de apoio político para praticar diversos crimes, inclusive instalando barricadas nas comunidades exploradas para dificultar o acesso das forças de segurança”.
*O espaço está aberto para manifestação da defesa do vereador