
Embora tenha prometido convo- car, ainda em 2013, os candidatos aprovados no concurso público reali- zado no ano passado, o prefeito de Belford Roxo, Dennis Dautmann, não tomou nenhuma providência nesse sentido. Ele prorrogou a validade do processo seletivo por mais um ano, estendendo até junho de 2014, mas não mais se pronunciou sobre con- vocações. Enquanto isso vão se acu- mulando denúncias de acúmulo ilegal de cargos, privilegiando algumas pes- soas ligadas ao comando da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com as denúncias, tem pessoas “exercendo” funções sem horários compatíveis. É o caso, por exemplo, de uma servidora do governo estadual e da Prefeitura do Rio, que há cerca de um ano atua na inspeção escolar em Belford Roxo.
Ainda de acordo com as denúncias, há o caso de um profissional que teria sido aprovado no concurso de 2011 sem atender as especificações de formação no edital, pois seu diploma em pedagogia não contemplaria supervisão e inspeção escolar. As denúncias apontam também que uma professora com matrículas nos municípios do Rio e Nova Iguaçu fora contratada para atuar na inspeção escolar externa, enquanto há concursados esperando para ocuparem essa função.
“Do jeito que as coisas estão indo o concurso vai caducar e ninguém será chamado. O prefeito não parece interessado em convocar, preferindo manter os contratados. Os concursados, ao que parece, pelo menos uma grande parte deles, não se movimentam, Parece que esperam que outros lutem uma luta que só é deles. Estou aqui dentro e vejo como as coisas estão sendo conduzidas. Se os aprovados em 2012 não fizerem como os de 2011, que foram à Justiça, não serão chamados nunca”, disse ontem uma fonte ligada à Secretaria de Educação.