Projeto elaborado para acabar com as inundações na Baixada Fluminense foi engavetado por órgão do governo estadual

● Elizeu Pires

O último fim de semana foi de muita destruição na Baixada – Foto: Reprodução

A cada início de ano a história se repede. Chove além do esperado e bairros inteiros são alagados nos municípios da Baixada Fluminense. Os moradores que sofreram perdas nos anos anteriores, voltam a ter prejuízos como os verificados no último fim de semana em Nova Iguaçu, Mesquita. Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias, cidades que poderiam já ter se livrado do problema há muito tempo, se as obras do denominado Projeto Iguaçu não tivessem seguidos adiamentos.

O projeto que solucionaria os problemas das inundações nos municípios que mais sofrem com o excesso de chuvas foi anunciado em 2007, na gestão do então governador Sergio Cabral Filho, como o que seria o fim das, e batizado de Iguaçu, mas a execução foi iniciada, paralisada e reiniciada pelo menos umas três vezes.

Promessa rasgada – Em abril de 2025 falou-se novamente na continuidade e anunciou-se que a licitação aconteceria até o final daquele ano. Porém, em dezembro, os gênios que integram o Conselho Superior do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), decidiram suspender outra vez o Projeto Iguaçu que, ao que tudo indica, poderá continuar parado por muito mais tempo, já que a previsão de que as obras – com um orçamento inicial de R$ 736,8 milhões – seriam licitadas foi mandada para o espaço com uma simples publicação no Diário Oficial do estado.

Em ato publicado no DO de 18 de dezembro, a Secretaria Estadual do Ambiente informou que o conselho do Fecam, em reunião realizada no dia 15 daquele mês, decidiu cancelar o projeto que tinha sido elaborado para melhorar a qualidade ambiental dos rios Sarapuí, Botas e Iguaçu, além de viabilizar a construção de estruturas de controle do nível para evitar alagamentos e desastres, dando fim às grandes inundações.